Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alunos de escola pública ganham bolsa de língua estrangeira

Ellen Taborda - Folha do Paraná
13 ago 2001 às 11:36

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Um projeto implantado por uma escola de espanhol de Curitiba está possibilitando a alunos do ensino público o estudo da língua de Miguel de Cervantes e Gabriel Garcia Marques. 23 estudantes estão fazendo o curso como bolsistas desde o início do ano.
E os alunos, escolhidos pelas notas e pelo comportamento, aproveitam a oportunidade. "Eles nunca faltam e são muito aplicados", elogia a professora Paula Ramires Armstrong, 25 anos.
Para a estudante da 6ª série do ensino fundamental, Vanessa Eberle, 12 anos, o espanhol vai ser importante para o futuro profissional. "Quero ser modelo e atriz." Filha de comerciários, ela acredita que seria difícil fazer o curso em um outro local, a preço de mercado. Renata Queiroz da Silva, 13 anos, conta que já tem aulas de espanhol e inglês na escola onde estuda a 7ª série. "Mas aqui é melhor. Tem menos alunos e a professora pode dar mais atenção." Ela conta que quer trabalhar muito no futuro. Pretende ser arqueóloga e médica "ao mesmo tempo". A estudante da 6ª série, Larissa Borba de Menezes, 11 anos, acredita que vai usar muito o espanhol no futuro. "Não é só o inglês que é importante." Por isso, Larissa aproveita a oportunidade para estudar. "No colégio tem um pessoal que está mais preocupado em brincar. Eu estudo mesmo."
Os 23 alunos que fazem o curso dividem-se em duas turmas, uma na segunda-feira de manhã e outra na terça-feira à tarde. A diretora da escola La Castellana, Ilda Soni, 55 anos, contou que o projeto Aluno Bom de Nota teve início em março. Por enquanto, os alunos estão sendo selecionados da Escola Estadual Professor Anacleto, mas a idéia é estender a oportunidade a outros colégios. Cada estudante selecionado paga uma taxa de R$ 80,00 para cursar um semestre, cerca de 20% do custo normal.
Ilda disse que sempre teve vontade de fazer um projeto como esse. "A maioria dos bolsistas são ex-alunos de escolas particulares que foram para a rede pública por causa da crise econômica." Ela contou que os alunos gostam tanto do curso que até reclamaram por terem que parar de estudar no mês de julho para as férias. A escola está planejando para o final do ano que vem, quando termina o curso, uma viagem da turma para o Chile. "A idéia partiu deles e estamos começando a pesquisar os detalhes para a excursão."
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo