Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Denúncia

Artistas adulteram documentos para obter os benefícios

Redação - Folha de Londrina
24 jul 2002 às 20:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pelo menos quatro projetos inscritos na Conta Cultura - projeto da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná que viabiliza os recursos financeiros para as propostas culturais já aprovadas pela Lei Rouanet - foram fraudados para receber os benefícios. A secretaria descobriu a fraude por meio denúncia e nesta terça-feira suspendeu os projetos que já estavam aprovados na área de Artes Plásticas e Patrimônio Histórico.

Cinco projetos foram suspensos e em quatro deles, a secretaria constatou que a cópia do Diário Oficial, que consta a aprovação do projeto na lei federal, foi adulterada. Foram forjados o nome da pessoa que propõe (e responde) pelo projeto e do valor da proposta. Isso porque esse ano, as regras para aprovação no Conta Cultura mudaram, fixando em R$ 150 mil o teto de aprovação. Além disso, cada pessoa só poderia assinar dois projetos inscritos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os projetos irregulares constam como sendo de Guiomar Silva, Eliane Moreira, Jozeli Penteado e Guilherme Zamoner. A secretaria suspeita que uma só pessoa alterou os documentos, já que eles foram realizados por um mesma produtora cultural.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


Agora a secretaria está revendo com cautela todos os projetos aprovadas e passando todas as propostas por um ''pente-fino''. ''Os outros não apresentaram irregularidades'', garantiu a secretária da Cultura, Mônica Rischbieter, citando os outros 29 projetos aprovados. A secretária lamentou a fraude e disse que o Conta Cultura foi vítima das irregularidades. Para ela, a adulteração dos documentos - e a posterior aprovação dos projetos irregulares - não mancham a imagem do Conta Cultura. ''A secretaria fez tudo certo, nunca iríamos imaginar que haveria uma fraude justamente no Diário Oficial'', lamentou.

Publicidade


A Folha tentou falar com os artistas que propuseram os projetos, mas não conseguiu contato. Joseli Penteado compareceu à secretaria ontem com sua advogada, mas preferiu não falar com a reportagem até esclarecer os fatos. Segundo a secretaria, alguns dos artistas receberam a notícia da fraude com surpresa, já que os projetos foram montados pelo escritório. A responsável pelo Cenário Cultural, Rita Coelho, também não foi encontrada. A informação é que ela estaria em Manaus.


*Leia mais na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo