A Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Aliança Francesa, promove de 1.º a 12 de junho, na Cinemateca, a Retrospectiva Jean-Luc Godard. A mostra abre na sexta-feira (1.º), às 19h, com uma palestra do crítico e professor Norberto Pavelec sobre a obra do cineasta francês, ícone da Nouvelle Vague, um dos principais movimentos cinematográficos da história do cinema. A exibição de filmes de Godard faz parte da programação de reabertura da Cinemateca de Curitiba, que permaneceu fechada durante cinco meses para ampla reforma de sua estrutura física e implantação de melhorias em seus equipamentos.
Jean-Luc Godard é um dos principais nomes do movimento francês que revolucionou o cinema europeu, no final dos anos 50 até a segunda metade da década de 1960. A Nouvelle Vague, proposta que ele sustentou ao lado de nomes como François Truffaut, Alain Resnais, Claude Chabrol, Eric Rhomer e Jacques Rivette, inovou tanto na forma de realização das produções quanto na linguagem dos filmes.
De início, o diretor notabilizou-se como crítico e teórico no influente Cahiers du Cinéma, a revista que difundiu os postulados deste movimento e que, ao contrário de Hollywood, reduziu o papel do produtor, colocando o diretor como o senhor absoluto da realização cinematográfica. Daí a nominação "filme de autor". "Inovando na agilização da produção, na decupagem e na montagem, o cinema de Godard caracteriza-se pelo diálogo com a contemporaneidade, isto é, pelo diálogo com os grandes temas da época, seja no campo político-ideológico e de engajamento, seja no filosófico e de comportamento. Godard abre caminho para a passagem do cinema moderno para o cinema pós-moderno", descreve o crítico Francisco Alves dos Santos, coordenador da Cinemateca de Curitiba.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Mesmo depois da Nouvelle Vague, Godard, nos seus cinqüenta anos de cinema, continuou chamando atenção com uma filmografia instigante. Os principais filmes de sua carreira estão nesta retrospectiva: "Acossado", "Uma mulher é uma mulher", "O pequeno soldado", "Salve-se quem puder - A vida", "Alphaville", e outros mais recentes. A sessão de abertura da mostra terá entrada franca. Nas demais sessões, os ingressos custam R$ 5 e R$ 2, 50 (meia entrada).