O Cinemateca de Curitiba, espaço da Prefeitura Municipal, lança nesta terça-feira, às 20h, o documentário de curta-metragem "Urbanographia Digitalizada de Baixa Resolução", do diretor curitibano Diogo Marques. Realizado pela Filme D Produções, o filme provoca um desconcertante olhar sobre a cidade com o registro de uma nova arte que invade os espaços urbanos. O curta-metragem, que tem 14 minutos de duração, terá sessões a cada meia hora, com entrada franca.
O documentário, que foi desenvolvido inicialmente como um trabalho acadêmico para o curso da Academia Internacional de Cinema, apresenta um panorama da arte de rua contemporânea, sob a visão de artistas e teóricos curitibanos.
Com uma linguagem fragmentada e descontínua, o documentário confronta depoimentos e opiniões divergentes, expondo as contradições existentes entre a visão acadêmica, a opinião do público leigo e a perspectiva prática da arte. Exibido em Curitiba em fevereiro deste ano, no MeMostra! Drama, o filme foi selecionado também para o III Curta Vídeo Votorantim, que aconteceu em novembro de 2006.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Realizado em Curitiba, além de retratar artistas locais, o filme também conta com a participação de músicos curitibanos na criação sonora. Em uma escolha bastante eclética, o diretor convidou o Dj Muzca (ele mesmo uma artista de rua) para dividir a trilha sonora com o Grupo Bayaka, que, seguindo a inspiração do grupo Terra Sonora, executa releituras de canções tradicionais de povos de todo o mundo. O resultado é uma inusitada mistura entre a batida moderna da música eletrônica e o primitivismo das vozes em coro de uma canção aborígine australiana.
Paralelamente ao evento na Cinemateca de Curitiba, acontece às 21h do mesmo dia, no Porão Rock Club (ao lado da Cinemateca), o lançamento do DVD do filme. Produzido por Juliano Grus e com apoio do Projeto Acende Curitiba, da Clínica Porto Seguro e do Porão Rock Club, o encontro contará com artistas de rua convidados a expor suas obras no bar, com o Dj Muzca - um dos autores da trilha sonora do filme -, e com as bandas Xmáquina, Zigurate e Zirugdun Pfóin.