Estréia nesta quarta-feira em Curitiba a peça "Dançando sobre o vulcão ou a ilha dos escravos". A montagem, dirigida por Flávio Stein, é uma adaptação da obra "A Ilha dos escravos", do autor francês Pierre Marivaux. Segundo o diretor, "o texto traz questões humanistas, que ainda merecem ser discutidas e revistas hoje, 250 anos depois dele ter sido escrito".
O espetáculo discute, em paralelo aos acontecimentos mundiais atuais, as diferenças entre as culturas e as classes sociais e pretende refletir sobre as inseguranças e, principalmente, sobre as relações afetivas.
Dois músicos dividem o palco com os atores. Cláudio Menandro e Orlando Fraga tocam ao vivo durante a peça, acompanhando as vozes e, por vezes, o canto das personagens. Entre os instrumentos de corda utilizados para reforçar a sensação de uma ilha suspensa no tempo e no espaço estão o alaúde, a viola de arame e a viola de gamba, instrumentos "antigos".
As apresentações de quarta-feira são voltadas especialmente à comunidade carente. Nesta noite o ingresso é um quilo de alimento não perecível, exceto sal. Além disso, metade da lotação da sala neste dia será destinada a crianças que participam de projetos da Fundação Cultural. Os alunos do Centro de Educação Integral (CEI) assistirão à peça através do projeto "As linhas do conhecimento", e as crianças que freqüentam as regionais dos bairros, mantidas na cidade pela Fundação, assistirão ao espetáculo como parte do projeto "Multirão Cultural".
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Serviço:
Dançando Sobre o Vulcão ou A Ilha dos Escravos
Onde : Teatro Cleon Jacques - Parque São Lourenço
Quando: de 12 de junho a 28 de julho, de quarta-feira a sábado às 21h e domingos às 19h
Quanto: Quarta-feira - 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal). Quinta a domingo - R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)