Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Teatro

Festival das Três Fronteiras será lançado nesta sexta no Filo

Antônio Mariano Júnior - Folha de Londrina
23 mai 2003 às 12:13

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Festival Internacional de Londrina sedia de hoje a domingo o Encontro Anual e a Assembléia Geral da Rede Cultural do Mercosul, cujas atividades estarão concentradas nos auditórios da Associação Comercial e Industrial (Acil) e do Crystal Palace Hotel.

A primeiro etapa acontece nesta sexta-feira, na Casa da Cultura, com o lançamento do Festival das Três Fronteiras que, em agosto, irá reunir artistas brasileiros, argentinos e paraguaios, além de representantes do Uruguai o país participa como convidado especial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Festival, a ser realizado em Puerto Iguazu, na Argentina, deverá reunir cerca de 200 pessoas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


O objetivo é dos mais nobres: fortalecer o intercâmbio cultural entre Brasil, Argentina, Paraguai e outros países latino-americanos.

Publicidade


O teatro será o grande destaque do evento, embora haja espaço reservado à música dentro da programação.


''Vamos transformar as fronteiras num portal de integração. Se o Mercosul é um acordo comercial, entendemos que a integração entre os povos só pode ser feita através da Cultura'', analisa Nitis Jacon, que faz parte da comissão organizadora do evento e estará em Puerto Iguazu também na condição de presidente da Centro Cultural Teatro Guaíra.

Publicidade


A iniciativa de promover o Festival das Três Fronteiras foi do Instituto Nacional de Teatro da Argentina, que ficará responsável por toda a infra-estrutura.


Se o lançamento no Brasil acontece nesta sexta-feira, no início de junho será a vez do Paraguai promover a divulgação durante o encontro de ministros da Cultura do Mercosul, em Assunção. A

Publicidade


inda não está definida a data do lançamento na Argentina, mas isso deve ocorrer na sequência.


Do Festival devem participar seis atrações e grupos paraguaios, cinco argentinos e um do Uruguai.

Publicidade


Do Brasil, Nitis Jacon pretende levar o Centro Teatral e Etc e Tal (Rio de Janeiro), o G2 do Balé do Teatro Guaíra (com 12 bailarinos), Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais (Porto Alegre), Emanuel Marinho (Dourados, MS), Banda Municipal e Coral Indígena (ambos de Foz do Iguaçu) e Coral da Itaipu Binacional (lado brasileiro).


Para que pudesse levar as atrações, Nitis conta com o apoio do Ministério da Cultura, Itaipu Binacional, Governo do Mato Grosso do Sul (que viabilizou a ida de Emanuel Marinho) e Governo do Paraná.

Publicidade


Além dos eventos, a programação irá contemplar atividades paralelas como Fórum de Discussão (incluído uma reunião restrita entre os organizadores e autoridades alfandegárias), painel sobre dramaturgia e legislação cultural (comparação do que é praticado entre os países participantes do evento).


O Festival terá extensão em Foz do Iguaçu e Paraguai.

''Precisamos desfazer o conceito negativo (violência, contravenção, etc) das fronteiras e dar um sentido positivo para que os povos possam melhor se entender'', analisa Nitis Jacon.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo