Ao longo da semana, a cidade litorânea de Antonina será o cenário de uma grande agitação cultural, gerada pelo Festival de Inverno da UFPR. Este evento muda o cotidiano da simpática cidade, lembrada por suas comidas típicas, como o barreado e o peixe na telha. Durante uma semana, Antonina terá uma overdose de espetáculos de música, teatro, dança e circo, para todos os gostos e nos mais diversos horários.
Este ano, em sua 13ª edição consecutiva, o festival é realizado entre os dias 12 a 19 de julho. A noite de abertura ficou por conta do cantor e compositor baiano Tom Zé. Durante o decorrer do festival, mais atrações de requinte se apresentam, como os grupos Terra Sonora, Primal, Makoto, The Rockets, entre outros.
Ao todo, o festival deste ano conta com 42 espetáculos. Na noite de encerramento, no dia 19 de julho, o cantor Oswaldo Montenegro retorna ao Festival de Inverno, onde se apresentou em 1992, na segunda edição do evento.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Todas estas apresentações são gratuitas. Os únicos espetáculos pagos são os do Banana Cabaré, um novo espaço do festival, para shows mais intimistas. Nele, a entrada custa R$ 3 e a cada noite um artista se apresenta a partir da meia-noite, entre eles o Xique-Baratinho (de Maceió), a Sinfonética Comunitária Flutuante, e o Denorex 80.
Juntamente com os espetáculos, as oficinas formam os dois grandes pilares do evento. Este ano estão sendo oferecidas 45 oficinas infantis e mais 42 oficinas e cursos para adultos, nas áreas de teatro, artes plásticas, música, dança, artesanato, entre outros ramos das artes. Após uma semana de aprendizado, a produção dos alunos é exibida ao público no último dia do festival, sábado, 19 de julho.
Como chegar
Antonina fica a 84 km de Curitiba. O acesso é pela BR 277, seguindo pela PR 408 km após Morretes, ou pela BR 116, descendo pela Serra da Graciosa. No inverno, a temperatura média é de 18º.
O que levar
A maior parte da cidade pode ser conhecida a pé. Para fazer os passeios ou mesmo trilhas, é preciso levar tênis. Durante o dia faz calor e é perfeitamente viável usar camiseta e bermuda. À noite, a temperatura cai e é necessário usar agasalhos. Recomenda-se levar desde moletons leves até agasalhos mais pesados. É bom levar também guarda-chuva ou capa pois sempre ocorre alguma chuva ocasional durante a semana do evento. Sapatos hipermeáveis são uma boa pedida para esta situação. em resumo: vá preparado para enfrentar o clima mais imprevisível que se possa imaginar.
Serviço:
Festival de Inverno de Antonina
Local: cidade de Antonina, litoral paranaense
Data: de 12 a 19 de julho de 2003
Site: http://www.proec.ufpr.br/festival2003