Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Festival de Música de Câmara de Curitiba começa na quinta-feira

Katia Michelle - Folha do Paraná
07 out 2001 às 16:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começa a se consolidar – ainda que timidamente – o Festival de Música de Câmara de Curitiba. O evento abre a sua segunda edição na próxima quinta-feira, com uma atração inédita: inclui em sua programação, o 1º JazzFest, um encontro de jazzistas significativos que se apresentam até o dia 13 de outubro. Já as apresentações de música de câmara começam a acontecer a partir do dia 14, e prosseguem até o dia 19.

Promovido pela Araucária Produções, o festival ocorre, mais uma vez, driblando questões orçamentárias, o que reduziu as atrações internacionais. Dos R$ 600 mil previstos para a promoção do evento, recursos obtidos por meio da Lei Rouanet, só foram captados a metade. Otimista, a produtora do evento, Cloris de Souza Ferreira, garante que a limitação financeira não vai influenciar a qualidade do festival.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O convênio com músicos franceses, por exemplo, continua, o que garante algumas atrações estrangeiras. Se apresentam em Curitiba, durante o Jazz Fest, os músicos franceses Manuel Rocheman (piano), Michel Zenino (contrabaixo) e Sthephane Foucher (bateria), que formam o Trio Rocheman. A apresentação do quinteto de metais da Orquestra de Nova York foi cancelada, mas os organizadores não desanimam. Trazem o primeiro trompete da orquestra, o músico Nailson de Almeida, que acompanha a pianista carioca Maria Tereza Madeira formando o Duo Schlueter.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


O festival traz ainda o Quinteto de Sopros do Chile e atrações nacionais como a Camerata Brasílica da Paraíba, que abre a programação de música de câmara, no dia 14. A Paraíba tem uma participação marcante no festival, pois além da Camerata, traz também o Quinteto Brassil, ambos integrados pelo paraibano Radegundes Feitosa, e o Quinteto da Paraíba, autor da trilha sonora do premiado filme ‘Central do Brasil’, de Walter Salles Júnior.

Publicidade


As atrações, é claro, são de encher olhos e ouvidos dos amantes da música, mas o que Cloris Ferreira destaca no festival é uma característica bastante peculiar. Trata-de do intercâmbio promovido no evento. ‘Todos os músicos que participam tem a obrigação de ‘deixar’ alguma coisa’, enfatiza. O que acontece no Festival de Música de Câmara é inédito no Brasil. Os músicos participantes oferecem workshops, bolsas de estudo, residências e convites para os músicos inscritos no concurso Bianca Bianchi.


‘É um incentivo para os músicos em início de carreira’, acredita o músico paraibano Radegundes Feitosa. Além de apresentar o solo de trombone, ele também faz parte da comissão julgadora que premia os músicos participantes. Essas premiações vêm em forma dos convites para concertos e workshops em outros territórios.

Publicidade


No ano passado, os músicos curitibanos Berchon Dias e Paulo Demarchi foram contemplados com um curso na Universidade de Lion, na França. O percussionista Berchon Dias conta que foi uma experiência ‘fantástisca’. ‘A estrutura do conservatório da universidade é muito organizada e a qualidade do ensino, sem igual’, revela. A participação, rendeu a Dias e Demarchi o convite para tocar com a orquestra do conservatório. Eles retornaram ao Brasil há dois meses e agora preparam os alunos da Universidade Federal do Paraná, onde lecionam percussão, para participar do festival.


Para Dias, essa característica de ‘troca’ é um das qualidades do evento que devem ser ressaltadas. ‘Em Curitiba, a música de câmara não é muito divulgada, o festival vem para fomentar esse mercado’, analisa. Didático, explica que esse tipo de música surgiu no já distante período clássico, com apresentações realizadas em pequenos ambientes. ‘É uma especialidade mais refinada, que exige uma formação apurada dos músicos’.


Nessa edição do Festival de Música de Câmara, os grupos pré-profissionais terão oficinas de aperfeiçoamento dentro da sua área, ministradas pelos grupos convidados. Além dos já mencionados, participam o Duo de Piano Caldi Barancoski e o Trio Uni Rio, ambos do Rio de Janeiro. As apresentações acontecem no Canal da Música, no Bar Original Café, no Hermes Bar e também nas Ruas da Cidadania. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 339-3605, na Araucária Produções.

PROGRAMAÇÃO - Confira as atrações do 2º Festival de Música de Câmara de Curitiba
Dia 11 - >/b>às 21 horas, no Canal da Música: Trio Rocheman, às 22 horas, no Bar Original Café: Jazz
Dia 12 - às 20 horas, na Reitoria: Quinteto Hélio Brandão. Às 22 horas, no Bar Original Café: Jazz
Dia 13 - às 22 horas, no Hermes Bar: Jazz
Dia 14 - às 20 horas, no Canal da Música: Camerata Brasílica
Dia 15 - às 20 horas, no Canal da Música: JPSAX, da Paraíba. Às 21 horas, no Canal da Música: Quinteto de Sopros do Chile
Dia 16 - às 20 horas, no Canal da Música: Quarteto Quaternália de Violões. Às 21 horas, no Canal da Música: Duo Schlueter
Dia 17 - às 20 horas, no Canal da Música: Duo Caldi Barancoski. Às 21 horas, no Canal da Música: Quinteto da Paraíba
Dia 18 - às 20 horas, no Canal da Música: Trio Uni Rio Sopros. Às 21 horas, no Canal da Música: Quinteto Brassil Metais
Dia 19 - às 19 horas: Todos os professores convidados
A programação do 2º Festival de Música de Câmara de Curitiba foi fornecida pela organização do evento e está sujeita a modificações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo