Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta segunda

Governo anuncia mais incentivo para o cinema brasileiro

Bonde, com informações da Agência Brasil
13 out 2003 às 16:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia, daqui a pouco, no Palácio do Planalto, a criação do Programa Brasileiro de Cinema e Audiovisual, que reúne uma série de incentivos para o setor.

Lula também vai assinar decreto que vincula a Agência Nacional de Cinema (Ancine) ao Ministério da Cultura. Hoje, a agência está vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O cineasta Cacá Diegues afirmou, ao chegar para o evento no Palácio do Planalto, o crescimento do cinema brasileiro desde 1994, quando foi criada a Lei do Audiovisual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


Antes de 1994, segundo Diegues, a participação dos filmes nacionais no mercado interno era de apenas 0,5%. A previsão para este ano, de acordo com o cineasta, é que os filmes brasileiros superem 20% do mercado cinematográfico.

Publicidade


"Isso é uma prova flagrante de que o povo quer ver filmes nacionais. É preciso que cada filme encontre seu público, desde as grandes produções até os filmes experimentais", disse.


Além de vincular a Ancine ao Ministério da Cultura, o decreto do presidente Lula vai reformular o Conselho Superior de Cinema, que passará a ser integrado por 18 membros (atualmente, são 12).


Os escolhidos deverão representar todos os segmentos do setor audiovisual e de áreas do governo com vínculo ao cinema nacional, como o Ministério da Educação e a Secretaria de Comunicação de Governo.

O novo conselho terá de imediato uma tarefa: elaborar um projeto de lei para tentar converter a Ancine em Secretaria Especial para o Desenvolvimento das Artes Audiovisuais - como desejam os representantes do setor cinematográfico nacional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo