Os boêmios, sejam eles escritores, poetas, jornalistas, fotógrafos, artistas dos mais variados naipes, têm sempre um conto, um poema ou uma crônica escondidos na manga. Há quase três anos os jornalistas Mário Milani, Carlos Mazza (Mazzinha), o artista plástico Kambé e o escritor Wilson Rio Apa planejaram a criação de um livro com registros literários dos bebedores da noite. Deu certo: hoje, às 19 horas, a coletânea "Bife Sujo" estará sendo lançada no Memorial de Curitiba, resultado direto de projeto, nascido como tantos outros, eternamente esquecidos.
A conversa aconteceu no bar-restaurante Bife Sujo, palco de muitas histórias curitibanas. Por ser ele o berço onde nasceu a idéia, ficou estabelecido que a publicação traria em suas páginas desde os freqüentadores mais fiéis até os eventuais. Cada um teria direito a apresentar quatro textos.
Saindo do delírio etílico, constataram que o projeto seria economicamente inviável. Pudera - a lista de autores chegou a 55 nomes, sendo que 30 ficaram de fora. "A produção existe, o mais difícil é operacionalizar o trabalho, especialmente no que se refere a custos. Nossa intenção é fazer uma nova edição", afirma Milani.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Nas 62 democráticas páginas da coletânea tem cartum de Willy Schumann, notório roteirista e cineasta, pintura de Mazé Mendes, fotos de Pablito, Alberto Viana, Macacheira, ilustração de Cláudio Kambé, pintura de José Antonio de Lima. De resto, ali estão desde Nilson Monteiro e Silvio Oricolli a Batista de Pilar, Jacques Brand, Ademir Assunção, passando por Bia de Luna Kátia Horn, Marise Manoel, Edu Hoffman, Marcos Carlson.
Com uma turma tão alegre no Memorial de Curitiba celebrando o livro, naturalmente terá música ao vivo, como manda a tradição dos botecos. Mazzinha diz que os participantes e convidados (a entrada é franca) poderão fazer suas performances artísticas.
Serviço: "Bife Sujo", coletânea publicada pela Edições Clandestinas. Fotos, cartuns, desenhos, poemas, contos e crônicas assinados por 55 autores formam o livro. Lançamento hoje (dia 21), a partir das 19 horas, no Memorial de Curitiba (Largo da Ordem). Preço do livro: R$ 15,00.