Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
'O Último Porco'

Londrix reúne gastronomia e literatura na Vila Cultural Cemitério de Automóveis

Redação Bonde com assessoria de imprensa
08 fev 2017 às 15:46

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pra que todos estejam bem nutridos e energizados para encarar a maratona literária programada pelo Festival Literário de Londrina (Londrix 2017), o evento começa servindo um porco assado, leitura de um conto e confraternização entre os amantes da literatura em suas mais variadas formas de manifestação, no próximo sábado (11), às 21 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Rua João Pessoa, 103-A). O ingresso custa R$ 20 (com porco) e R$ 10 (sem porco).

Em seu livro "Parceiros do Rio Bonito - Estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida", o sociólogo, escritor e crítico literário Antonio Cândido, dedica generosas páginas ao resgate da dieta alimentar dos primeiros habitantes do vizinho estado, explicando, entre outras coisas, o surgimento do termo "mistura", que continua presente no vocabulário contemporâneo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O conto "O Último Porco", escrito por Domingos Pellegrini, escritor londrinense vencedor de dois prêmios Jabuti, um na categoria contos e outro na categoria romance, da mesma forma que o texto do pesquisador paulista, é uma referência antropológica da formação da Metrópole do Norte do Paraná, Londrina, que nos primeiros tempos se chamava Patrimônio Três Bocas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


A memória compartilhada pelo escritor, o conto em questão, desperta recordações de aromas, sabores e vivências que compuseram a infância de boa parte dos londrinenses. Passo a passo, Pellegrini descreve o preparo do assado, desde o abate, passando pelo temperar, o aquecer o forno de barro no quintal e a sequência de uso do calor. Porco, frango e suspiros. Quando o forno chia avisando que o doce está no ponto.


Amigo de longa data do "Dinho", como o escritor é chamado pelos mais próximos, o jornalista, ator e também escritor, Apolo Theodoro, assume a incumbência de fazer a leitura, do jeito que lhe é peculiar, do conto que inspirou o encontro da gastronomia com a literatura no Londrix. Não duvide que a leitura será tão apetitosa quanto "O Último Porco".

A garantia de um prato à altura é a assinatura do chef Marcello Sokolowski, professor de Gastronomia na Unopar e pesquisador, já que também é sociólogo, da comida que alimentava os primeiros londrinenses. O chef estreia no Londrix batendo as panelas a favor da literatura.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo