Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lançamento de livro

''Me Pergunta Se Eu Mudei'' será lançado amanhã

Redação - Folha de Londrina
03 set 2003 às 18:00

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O poeta Augusto Silva adotou a pluralidade de vozes para dar vazão às suas inquietações. No livro ''Me Pergunta Se Eu Mudei'', que ele lança nesta quinta-feira às 20h30, no Museu de Arte de Londrina, apresenta cinco blocos de poemas reunindo distintas particularidades temáticas em cada um.

A obra reúne textos guardados ao longo de uma década, passando a limpo os exercícios de linguagem do autor. As páginas que dividem as seções trazem desenhos assinados por jovens artistas locais. ''Poesia é a coisa mais fácil de se publicar e difícil de ler. Para compor o livro, quis dar uma linguagem mais pop, que pudesse despertar o interesse de qualquer pessoa . Por isso, chamei a turma das histórias em quadrinhos para ilustrá-lo'' - explica.

Além do povo dos quadrinhos, Augusto circula também entre os músicos de rock e MPB da cidade, o que se revela em um dos ''capítulos'' do volume, dedicado exatamente às letras compostas em parcerias. ''Me Pergunta Se Eu Mudei'' é seu segundo livro de poesias. O primeiro, ''Selvageria'', é de 1997, ao qual se seguiu o título infanto-juvenil ''Os Cinco Tiros de Canhão do Abilolado Capitão''.

Incluído no volume ''Antologia de Poetas Londrinenses'', Augusto afirma filiar-se à corrente de autores mais acessíveis aos leigos. ''Há uma vertente que permance atrelada ao cânone. Eu sou da outra vertente, daquela que procura se aproximar do receptor valorizando a poesia oralizada e cantada'' - diz.

O bloco de abertura, homônimo ao título do livro, traz um poema caudaloso em 18 movimentos, que ''pode se lido em qualquer sequência'', segundo ele.

O segundo bloco, batizado ''Um Chapéu da Musa'', pinça o que o poeta chama de ''fluxo de consciência junkie''. O terceiro, intitulado ''Eucalipse'', garimpa as personas do autor. ''É o cinema humano do autor. Os versos remetem às situações e personagens de quadrinhos'' - assinala. O quarto bloco, nomeado ''Areia & Vidro'', compila as letras de canções. E o quinto, por fim, chama-se ''Feira Livre'' e lança olhares sensíveis sobre a infância.

''Hoje em dia, tem muita metalinguagem. Acho que o poeta, acima de tudo, precisa ter o que dizer'' - ressalta Augusto. Ele anuncia que, após as badalações em torno do lançamento do livro, passará a ministrar uma oficina de poesia pela Rede da Cidadania (programa de inclusão sócio-cultural da Secretaria Municipal de Cultura) com duração de 1 mês.

''A idéia é que os alunos produzam textos poéticos, poemas-piada, letras de rap, haikais e letras de canções. Em seguida, vamos reunir os melhores trabalhos para uma posterior publicação em livro'' - conta.
Para amanhã à noite, programou um sarau literário com a presença de artistas locais. O lançamento faz parte do projeto ''Fim da Literatura'', de autoria das produtoras Christine Vianna e Renata Faria e que prevê a publicação de vários livros até o final do ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Serviço:
- Lançamento do livro ''Me Pergunta Se Eu Mudei'', de Augusto Silva. Quinta-feira, às 20h30, no Museu de Arte de Londrina (Rua Sergipe, 640).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo