A organização do 9º Festival Mundial do Minuto ainda está comemorando o recorde de inscrições. Neste ano foram 1071 trabalhos submetidos a avaliação da comissão de seleção. Deste total, 104 produções concorreram na categoria Internet, com grande parte dos trabalhos realizados em Flash, diretamente no computador.
Foram selecionados 47 títulos na categoria Vídeo, 24 na categoria Internet e nove na categoria Trash, criada este ano para atender o gênero. Em Londrina, as exibições serão realizadas de 12 a 21 de dezembro, na Biblioteca Pública de Londrina, e trazem os 47 títulos em vídeo e os nove Trash.
A diretora da Biblioteca, Célia Regina Gléria, é a responsável pela apresentação dos premiados em Londrina. “A biblioteca é uma espaço democrático. Será uma oportunidade única para muitas pessoas conhecerem os premiados do festival. Quando soube que poderia exibi-los aqui em Londrina, busquei patrocínio e consegui viabilizar”, conta Célia.
O Festival Mundial do Minuto foi criado em 1991 pelo cineasta Marcelo Masagão e busca privilegiar a idéia, instigando o produtor a sintetizar a sua mensagem, para que esta seja compreendida pelo público em apenas um minuto. Contabilizando todas as edições, o festival já recebeu mais de 5 mil trabalhos, oriundos de 40 países.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
A participação é democrática. Cineastas renomados como o norte americano Jay Rosenblatt, vencedor do júri no Sundance Festival em 1998 pelo curta “Restos Humanos” e o alemão Matthias Müller, premiado no circuito europeu de curta-metragem e videoarte, competem ao lado estudantes e até mesmo donas-de-casa.
Entre os vídeos premiados que serão apresentados em Londrina estão “O Duelo Antes do Jantar”, de Ale McHaddo, eleito o melhor pela votação popular realizada no site do Minuto, e “Vida de Artista”, de Miguel Falcão, escolhido pelo júri oficial do evento como o melhor na categoria Trash.
A partir de 2002, o Festival Mundial do Minuto terá edições regionais. Entre as cidades já confirmadas para a realização destas etapas estão Curitiba, Porto Alegre e Ribeirão Preto. Na capital paranaense, a fase regional do festival será organizada pela Fundação Cultural de Curitiba.
Serviço:
Festival do Minuto
Data: 12 a 21 de dezembro
Local: Biblioteca Pública de Londrina
Endereço: Av. Rio de Janeiro, 413
Horário: 20h
Informações: As apresentações tem entrada franca.