Espera-se tudo de um Video Music Brasil. Vencedores inesperados, gafes do mestre-de-cerimônias, deslizes de produção, micos dos convidados, encontros inusitados, discursos para boi dormir, eventuais saias-justas e shows surpreendentes. A festa de premiação dos melhores videoclipes da música brasileira será realizada amanhã no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela MTV.
O evento começa às 22 horas, mas os telespectadores entram no clima da solenidade pop já às 20h30 quando os VJs Cazé Peçanha e Sarah Oliveira incorporam o espírito do ''tapete vermelho'' do Oscar para mostrar a chegada das celebridades, a expectativa dos concorrentes e a gritaria das fãs.
Será a nona edição do VMB, cuja audiência costuma bater recordes na emissora roubando público dos canais abertos (vale lembrar que em 2001, 41% dos jovens que viam TV no horário da premiação, assistiram ao VMB).
A VJ Fernanda Lima irá comandar a premiação, repetindo a fórmula do ano passado. Serão 49 clipes brasileiros e 12 internacionais concorrendo em 15 categorias, sendo 9 votadas pela audiência e 6 pelo júri técnico. As bandas Capital Inicial e Sepultura, ao lado do rapper Marcelo D2, receberam o maior número de indicações disputando em cinco categorias.
Logo atrás, ficaram Charlie Brown Jr., Los Hermanos, Skank e Nando Reis, com quatro indicações cada. Os Titãs, que levaram o maior número de troféus em 2002, concorrem a dois prêmios neste VMB. A categoria Melhor Videoclipe Internacional, que estreou na última edição, permanecerá na premiação desse ano. A novidade desta temporada é a categoria Melhor Videoclipe Independente, incluída pela primeira vez na festa.
O design do troféu foi criado pela artista plástica argentina Carina Edenburg. Durante a noite, estão previstos oito shows, dois deles mantidos em segredo. As demais atrações no palco serão de Skank, Los Hermanos, Nando Reis, Marcelo D2, Frejat e Pitty. Um dos momentos especiais do evento, que terá como tema ''O Milagre da Música'', será uma homenagem ao rapper paulistano Sabotage, assassinado em janeiro deste ano.
O time escalado para apresentar os prêmios inclui as atrizes Aline Moraes e Paula Picarelli (que formam o par de lésbicas Clara e a Rafaela na novela ''Mulheres Apaixonadas'', da Globo), os jogadores de futebol Diego e Robinho (ambos do Santos), a modelo Isabele Fontana e os atores Leandro Firmino (o ''Zé Pequeno'' do longa-metragem ''Cidade de Deus'') e Lázaro Ramos (de ''Madame Satã'').
Destaca ainda Caetano Veloso, Júnior (Sandy & Júnior), Daniela Mercury, Paulo Miklos, Cléééston e Koala (Detonautas Roque Clube), MC Serginho e Lacraia, Negra Li, Paula Toller, Supla, Chrystian e Ralf, Marina Lima, Falcão (vocalista do grupo O Rappa), Dedé Santana, Selton Mello e Fernando Meligeni. Completam o elenco os VJs da casa Marina Person, Daniella Cicarelli, Didi Wagner, Léo Madeira e Rafa Losso.
Para os intervalos do programa, foram convocados Marco Bianchi e Paulo Bonfá, que comentarão as mancadas, micos e entradas duras direto dos estúdios do ''Rock Gol''. Quando a cerimônia acabar, a MTV prossegue badalando a festa com um ''pós show'', quando os VJs Edgard Piccoli e Rafa Losso partem para entrevistar os vencedores e apresentadores do prêmio.