Trabalhando há sete anos com cerâmica, a artista plástica Sada Mohad mostra a partir de hoje, no Centro Cultural Brasil-Espanha, um trabalho amadurecido. No mesmo local, o artista auto-didata, radicado em Londrina, José Maria Frutuoso expõe 13 desenhos em nanquim, selecionados entre os mais de 2 mil produzidos.
Volumes, formas orgânica e movimentos são explorados no trabalho de Sada em peças ocas, finalizadas com uma finíssima camada de verniz. Linhas vermelhas que com a queima tornam-se pretas, dão sentido aos volumes. "Mesmo grandes, com cerca de 70 centímetros de comprimento e 60, de diâmetro, as esculturas transmitem leveza. Podem ser observadas tanto por fora, quanto por dentro e por diversos ângulos. A curiosidade das pessoas é estimulada e cada um tenta dar um significado próprio às peças", confere.
Tendendo para o surrealismo, os desenhos de Frutuoso são executados com traços rápidos em preto e branco com pinceladas soltas em aguada. O tema é o do homem do campo, seus conflitos, suas aflições. "Esse trabalho foi todo produzido na década de 90, quando o Movimento dos Sem Terra estava com grande vigor", argumenta.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Os desenhos desta mostra foram retirados de mais de 2 mil. "Sou como um operário da arte. Produzo muito, até por ser autodidata e apanhar um pouco das técnicas". O resultado mais recente de tanto empenho foi o Prêmio da 41ª Exposição Agropecuária, que rendeu a Frutuoso um desenho impresso em três milhões de bilhetes de loteria, e em cartões telefônicos.
As obras mais recentes do artista plástico são bem diferentes dos desenhos desta mostra. Frutuoso tem feito óleo sobre tela bem coloridas explorando o tema da música, num sentido poético mas referente ao cotidiano.
Serviço: Desenhos e cerâmicas, de José Maria Frutuoso e Sada Mohad, de hoje, das 20h30 às 22h30, até o dia 25 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20 horas e sábados das 9h às 21 horas, no Centro Cultural Brasil-Espanha de Curitiba (Avenida Silva Jardim, 2186, telefone 342-4340).