O maestro Alceo Bocchino será o regente da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) no concerto no próximo domingo, às 10h30m, no Grande Auditório do Teatro Guaíra. Esta apresentação marcará a Abertura Festival Acadêmico do Ciclo Brahms que a Orquestra realiza este ano em Curitiba, com mais dois concertos previstos para maio e outubro.
Com a participação de Sônia Goulart, pianista de renome internacional, a OSP vai apresentar domingo de manhã o Concerto N.º 1 para Piano e Orquestra, e a Sinfonia N.º 4, de Brahms. Nascida em Salvador (Bahia), Sônia morou na Europa por mais de oito anos em países como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, e Áustria. Ela é comparada pela crítica internacional a grandes nomes como Arturo Benedetti Michelangeli, Alicia de Larrocha e Martha Argerich. Realiza também gravações em inúmeras rádios européias, entre outras apresentações no circuito clássico mundial.
O maestro Alceo Bocchino teve publicado um livro em 2001, "Alceo Bocchino - um humanista a serviço da música", pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Funarte. O Centro de Pesquisas da Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, hoje já tem seu nome.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
As composições de Bocchino abrangem peças sinfônicas e camerísticas, canções e instrumentos solistas, muitas das quais criadas sobre temática do folclore paranaense. Sua Suíte brasileira para violoncelo e piano, considerada uma das mais significativas obras da literatura pianística do Brasil, foi diversas vezes executada no exterior, e a sinfonia Um poema para a Lapa, inspirada na Revolução Federalista do Paraná, é dedicada à Orquestra Sinfônica do Paraná.