Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Homenagem

Os cem anos de Drummond

Nelson Sato - Folha de Londrina
31 out 2002 às 15:51

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dia, alguém afirmou ou escreveu que ele era o ``poeta maior``. A definição colou. Todo mundo passou a utilizá-la ao se referir a Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), cujo centenário está sendo comemorado hoje em todo o país.

Mas assim como ele detestava o rótulo, talvez torcesse o nariz para as homenagens que lhe são dirigidas nesta data. Modesto, dizia que sua obra era irregular, passível de esquecimento após sua morte. Reservado, detestava qualquer tipo de ôba-ôba, não dando a mínima para láureas de ocasião e eventuais indicações para concorrer a uma cadeira de imortal na Academia Brasileira de Letras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Só que Drummond virou, involuntariamente, uma instituição. Criticá-lo tornou-se quase uma heresia, elogiá-lo, um senso comum. Sua vasta obra, distribuída em dezenas de volumes de poesia e prosa, voltou a circular em novas edições. Na esteira da efeméride, mais uma série de ensaios inflaciona sua fortuna crítica.
Impossível que alguém, com pelo menos o ensino médio em dia, não conheça um de seus versos. Quando publicou seu livro de estréia, ``Alguma Poesia`` (1930), Drummond estava sob o impacto do movimento modernista de 1922. Levantou poeira com ``No Meio do Caminho`` (``No Meio do Caminho tinha uma pedra / tinha uma pedra do meio do caminho...``) e impulsinou as controvérsias com o ``Poema de 7 Faces`` (``Quando nasci, um anjo torto / desses que vivem na somba / disse: Vai, Carlos!; ser gauche na vida``).

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman

» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta quinta-feira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo