Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aberto para a comunidade externa

OSUEL se apresenta no RU em comemoração ao aniversário da Rádio UEL

Eduarda Ventura - Estagiária*
25 jun 2024 às 15:31
- Maria Tereza Nascimento
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A OSUEL (Orquestra Sinfônica da UEL) faz duas apresentações, nesta terça feira (25), no RU (Restaurante Universitário) da UEL em comemoração aos 34 anos da Rádio UEL. Os concertos serão em dois horários, 12h e 18h30, e são abertos tanto para a universidade quanto para a comunidade externa.


Além de comemorar o aniversário da rádio, o evento também faz parte da recepção dos calouros, aprovados no vestibular 2024, que começaram o período letivo na semana do dia 17. Ainda, tem o objetivo de convidar os estudantes e servidores da UEL a acompanhar as próximas apresentações da Temporada Ouro Verde 2024. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O vice-reitor da universidade, Airton José Petris, em entrevista para a Rádio UEL, agradeceu a presença dos músicos da OSUEL e explicou que as apresentações são importantes para a socialização e recepção dos novos alunos, mas também para reforçar que a orquestra faz parte da universidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

No Festival de Música de Londrina, domingo é de show com o HH Trio

Imagem de destaque
Artista e ativista

Frida Kahlo permanece ícone feminista 70 anos após a morte

Imagem de destaque
Beneficente

Cultura Hall Londrina comemora o Dia Mundial do Rock neste sábado

Imagem de destaque
Neste sábado

Chitãozinho e Xororó voltam a Londrina com a turnê 'Por Todos os Tempos'


"É importante que isso seja feito até para a gente socializar e receber com carinho os nossos alunos e, por outro lado, é muito importante porque muitas pessoas não sabem que a OSUEL é uma orquestra da universidade, que é mais um grande serviço que a UEL presta à comunidade", afirma. 

Publicidade


Com uma duração de meia hora, os músicos da orquestra vão passar por um reportório vasto, começando por Mozzart e passando ainda por música popular, tango e música brasileira, finalizando com Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu. Para esses shows, o foco está nos instrumentos de cordas, como violino, viola e violoncelo. 


Para Paloma Hammershlag, coordenadora da OSUEL, as apresentações no câmpus são muito importantes para desmistificar o que é uma orquestra, já que esse conceito, para algumas pessoas, pode passar uma ideia de algo muito distante da realidade. "Com as pessoas vindo aqui e ouvindo, estamos está cumprindo o nosso papel de levar conhecimento para as pessoas e também aumentar o público que a gente tem de apreciadores e apoiadores."

Publicidade


As apresentações estão seguindo uma tradição antiga, já que a rádio já tinha trazido bandas para o RU da universidade em seu aniversário de 17 anos, em 2007. Para Valéria Giani, jornalista da rádio e organizadora do evento, essas apresentações são importantes para aproximar a cultura musical dos estudantes. 


"Então, a preocupação da rádio é trazer a música pra dentro do campus e envolver cada vez mais os estudantes nessa cultura musical. Foi assim que partiu esse convite de trazer a OSUEL, que é o estilo musical menos conhecido dos estudantes, pra colaborar com essa difusão", explica.

Publicidade


Créditos: Maria Tereza Nascimento 


Os estudantes

Publicidade

A estudante de psicologia, Ana Clara de Almeida, estava passando pelo ru para almoçar, mas decidiu parar para ver a apresentação. Ela conta que sempre quis ver a apresentação, mas nunca teve a oportunidade de assistir no Ouro Verde. 


"Trazer o show aqui é muito legal, porque eu tenho oportunidade de ver uma coisa que eu queria muito assistir. Eu achei incrível e espero que façam mais vezes", ela explica, complementando ainda que gostaria que fizessem as apresentações em horários mais acessíveis, quando as pessoas pudessem dar mais atenção. 

Publicidade


Para Pedro Henrique de Souza, estudante de jornalismo, a iniciativa foi uma maneira de aproximar a orquestra da comunidade universitária. "Eu já tinha ouvido falar que tinha uma orquestra na UEL, mas ainda não tinha ouvido ela tocar, então trazer ela pro RU é um bom jeito de divulgar o trabalho deles para a própria comunidade que fazem parte." 


Além de fazer parte de uma propgramação especial de rcepção e de aniversário, as apresentações são uma maneira de tornar a orquestra mais acessível para a comunidade, de acordo com a estudante de pedagogia, Maria Clara Bagatim. "É uma maneira de promover cultura e tornar mais acessível. Ver o show de pertinho é o que me fez sentir realmente e vivenciar a arte e o poder que ela tem de unir pessoas e de educar também." 

Publicidade


Show do Terra Celta

Além da programação do dia 25, com as apresentações da OSUEL, o câmpus vai ainda receber dois shows da banda Terra Celta, formada por ex alunos da universidade, na quarta-feira (26). As apresentações serão às 11h30 e às 17h30 e terão cerca de 1h40 de duração.


Com 20 anos de estrada, a banda mistura rock e música folk, entoando letras que abordam questões comportamentais, sociais e ambientais de maneira bem humorada. O grupo é formado por Arrigo (acordeón), Bruno Guimarães (baixo), Eduardo Brancalion (guitarra e violão), Élcio Oliveira Filho (vocais, violino, gaita de fole, Tin Whistle/flauta original da Irlanda e Nyckelharpa/instrumento de cordas da Suécia) e Leonardo Cacione (bateria). 


*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade