Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Outras vertentes

Murilo Gatti
31 jan 2002 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Informalmente, o Clube do Choro existe em Londrina desde 1965, quando os músicos Roberto Guerra Neto, Frederico Belinato, Pedro Moretto, Antônio Micelli e Alberto Barroso Soares já se encontravam para aprimorar o repertório e tocar. Formalmente, o grupo foi criado em 1974, quando foi realizado na cidade um encontro nacional do choro. Nesta época, o Clube do Choro também tinha um programa na televisão local.

Para este ano, o grupo conseguiu aprovar dois projetos. Um deles pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura que prevê a gravação e edição do primeiro CD do Clube do Choro. O lançamento do disco deve acontecer em junho. Serão produzidas mil cópias e o álbum irá contar com dez músicas. O repertório ainda está sendo escolhido, mas nomes como o de Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha já estão confirmados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O outro projeto do Clube do Choro foi aprovado pela lei federal de incentivo e irá proporcionar ao grupo uma turnê por oito municípios do norte do Paraná. O forte do conjunto são as músicas instrumentais, que são tocadas com violão, cavaquinho, saxofone e pandeiro. Em algumas situações, vocalistas e outros instrumentistas são convidados para participar das apresentações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


Moda de Viola
Criada em 1999, a Orquestra de Viola de Coité foi uma iniciativa do violeiro Braz da Viola, que desde 1991 tem um projeto semelhante na cidade de São José dos Campos, com o objetivo de divulgar e popularizar a viola. Este ano, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o grupo conseguiu aprovar um projeto com vários cortes, mas que irá resultar em duas oficinas abertas ao público interessado em aprender o instrumento e algumas apresentações.


Formada por dez integrantes, a orquestra conseguiu no ano passado gravar um CD independente. “O disco foi uma surpresa. Cada integrante contribuiu com uma quantia por mês e no final do ano conseguimos gravar”, conta Regina Reis, uma das violeiras do grupo. O trabalho traz 14 músicas, entre elas estão três do Braz da Viola, duas do Pereira da Viola, duas do Paçoca e duas do Roberto Correia. “Também tocamos uma folia de reis do Bariani Ortêncio, chamada ‘Nossa Senhora Guia’ e uma música do londrinense Arrigo Barnabé, chamada ‘Tamarana’”, complementa Regina.

O grupo trabalha com músicas cantadas e instrumentais e neste ano irá incluir na parte instrumental, além da viola caipira, a viola de cocho, que é original do Pantanal matogrossense. Em 2002, a Orquestra de Viola de Coité também deverá participar de vários encontros de violeiros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo