Em tempos atuais marcados por discursos extremos e polarizados, o projeto interdisciplinar (des) leitura (filosofia, ciência e arte) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) realiza mais uma edição de "O Ponto da Questão", iniciativa que promove debates filosóficos e culturais fora do âmbito acadêmico, nesta sexta-feira (7), às 18 horas, no Bar Valentino. O palestrante desta noite será o professor de interpretação teatral Aguinaldo Moreira, que irá falar sobre o tema "O corpo: nova velha cruzada"; em seguida, haverá a apresentação da banda Caburé Canela. A entrada custa R$ 10. A próxima edição do evento será no dia 12 de julho.
De acordo com o idealizador do projeto, o professor Marcos Nalli, do Departamento de Filosofia da UEL, a ideia é tornar mais acessível - e de uma forma menos formal - algumas pesquisas acadêmicas e fomentar o debate e a reflexão. Inspirado no tradicional programa "Café Filosófico", da TV Cultura, a intenção é que a proposta do "boteco filosófico" também passe a fazer parte da cultura londrinense. "Tivemos uma ‘edição-piloto’ e o retorno do público presente foi muito bom", comenta Nalli, que coordena grupo de estudos sobre a obra do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984).
Natural de Campinas (SP), o professor Fábio Furlanete, do Departamento de Música da UEL, que também integra projeto, conta que quando estudava na Unicamp também havia uma iniciativa parecida: "A cidade tinha um orgulho imenso desta proposta e espero que Londrina abrace a ideia também".
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Sobre a palestra desta edição, o professor Aguinaldo Moreira, do departamento de Artes Cênicas da UEL, comenta que irá abordar "o corpo como mito-poesia, morada do sujeito, espaço de reinvenção da vida pela potência artística", além de pontuar sobre o ataque à figura corporal como ataque à liberdade.
A banda Cabaré Canela será a atração da noite e mostra repertório autoral que passa pelo baião, samba, bossa nova, rock, blues, afro-beat, samba de angola e rumba. Formada em 2013, a banda lançou seu primeiro CD – "Cabra cega" – em 2018, marcando presença com notas dissonantes que misturam temas dançantes e traz letras de músicas que abordam de forma poética e provocante questões políticas, filosóficas e existenciais. O grupo é formado por Carolina Sanches (voz), Lucas Oliveira (voz, guitarra e violão), Maria Carolina Thomé (percussão), Mariana Franco (contrabaixo), Paulo Moraes (bateria) e Pedro José (voz e guitarra).
Serviço:
O Ponto da Questão - palestra de Aguinaldo Moreira e apresentação da Banda Caburé Canela.
Quando: sexta-feira (7), às 18 horas.
Onde: Bar Valentino (Av. Faria Lima, 486), em Londrina.
Quanto: R$ 10.