Recruta Zero experimentou dias de glória no universo das tiras em quadrinhos. Hoje pertence à galeria dos personagens clássicos que, volta e meia, retornam às bancas em edições para colecionadores.
Na antologia ''Recruta Zero'', lançada este mês pela editora Opera Graphica, os leitores brasileiros viajam pelas cinco décadas da série criada pelo desenhista Mort Walker. O álbum de 100 páginas repassa as diversas fases de Beetle Bailey (nome original do herói), a começar pelas primeiras historinhas de 1950 quando ele ainda era um estudante preguiçoso e atrapalhado, cujas aventuras haviam sido inspiradas no dia-a-dia da Universidade de Missouri.
Na época, o personagem patinou chegando a correr o risco de ser cancelado pela King Features Syndicate. A sorte do autor é que, com o estouro da guerra da Coréia, os universitários passaram a ser convocados para o exército levando-o, por sugestão de um de seus editores, a transferir a ambientação das tiras para a caserna. Assim, o jovem Zero foi parar num quartel chamado Swampy onde protagonizaria sátiras à vida militar.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
* Leia reportagem completa na edição deste domingo da Folha de Londrina.