O show do violonista Yamandu Costa nesta sexta-feira (01), na Concha Acústica de Londrina, abre a programação dos 17 anos da Rádio Universidade FM (107,9 MHz – emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina). A apresentação começa às 20 horas e dá início às comemorações de aniversário da rádio, que irão se estender por todo o mês de junho.
A programação especial do aniversário vai da veiculação de programas com músicos de Londrina; shows com bandas locais no Restaurante Universitário; fragmentos sonoros de momentos marcantes da memória da rádio; apresentação de músicos londrinenses durante festa no bar Valentino até a presença do Núcleo de Jornalismo da rádio em escolas estaduais, buscando o diálogo com estudantes e professores.
De acordo com a diretora da Universidade FM, Cristina Côrtes, as ações culturais que marcam os 17 anos da Universidade FM buscam levar a proposta da emissora a um público conhecido e, ao mesmo tempo, a ouvintes diferentes, como é o caso da ida da equipe da rádio nas escolas. As ações também celebram a diversidade musical que toca na rádio e valorizam a produção dos artistas e músicos de Londrina.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Ao mesmo tempo, a Universidade FM tem o desafio de apresentar a programação musical e jornalística a novos públicos, além de fortalecer sua identidade educativa e cultural. A rádio é a única de caráter público e educativo da região de Londrina. Nos últimos anos, a emissora vem consolidando sua audiência entre o público das classes A e B, formador de opinião, e na faixa dos 40 anos. A meta é ampliar esse espectro, levando a programação a novos públicos, principalmente aos mais jovens, buscando ouvir o que os estudantes têm a dizer.
A rádio estreou em março o novo formato da programação jornalística com reportagens, entrevistas ao vivo e notas de prestação de serviço veiculadas a cada 15 minutos, ao longo da programação musical, das 7 às 19 horas. Também é novidade a revista cultural Trem das Onze, programa ao vivo que diariamente discute e apresenta a eclética produção artística e musical contemporânea. Além disso, novas vinhetas e trilhas musicais compostas especialmente pelo músico londrinense Marco Tureta criaram um clima diferente na Universidade FM.
Ações de aniversário
O show de Yamandu Costa abre as comemorações dos 17 anos. Ele toca acompanhado do acordeonista Alessando Kramer, de Florianópolis (SC). Um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos, Yamandu toca choro, bossa nova, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Violonista e compositor que não se enquadra em nenhuma corrente musical, ele é uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de 7 cordas.
Já no sábado (02), das 11 às 12 horas, a rádio exibe duas produções radiofônicas londrinenses recém-premiadas no prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense. "Ligue os pontos – aqui uma coisa leva a outra", de Anne Festucci e Juliana Vines e "Vida Positiva", de Fábio Serrato, foram apresentados no final do ano passado como trabalho de conclusão do curso de jornalismo na UEL e na Unopar, respectivamente. Com a apresentação dos projetos, a rádio reforça seu caráter educativo e de espaço para experimentação.
Na semana de 04 a 08 de junho, das 12 às 13 horas, vai ao ar o programa "Santo de Casa", produzido pelos irmãos, músicos e produtores musicais Ângelo e Luciano Galbiati. A proposta é traçar a cena musical significativa da Londrina de hoje e de ontem. A cada programa, pelo menos 12 bandas e músicos em apresentações solo mostram sua arte, com comentários dos produtores de "Santo de Casa".
No dia 05, às 20 horas, dois shows no bar Valentino comemoram os 17 anos da Rádio. A apresentação terá Marco Tureta, responsável pelas novas vinhetas e trilhas da Universidade FM e a banda Gregori’s Hearth. Os shows custam R$ 10,00. Convites à venda na própria rádio.
A memória musical e informativa dos 17 anos da Universidade FM também tem lugar de destaque na programação de aniversário. De 11 a 16 de junho, fragmentos sonoros de entrevistas e programas marcantes serão reprisados. A produção é de Flávia Bespalhok, uma das primeiras jornalistas da Universidade FM, que está de volta à emissora.
Ela selecionou trechos de uma entrevista de Sandro Dalpícolo com o pioneiro George Craig Smith; com o músico Lobão; com a cantora Cida Moreira; com o psicólogo Ivan Capelatto (cujas entrevistas na rádio deram origem a um livro, lançado em 2001) e de uma reportagem veiculada na emissora no primeiro ano de funcionamento da rádio, quando a UEL estava completando 20 anos. O programa "Memória Sonora" vai ao ar às 10h30 e às 17 horas. No sábado, 16 de junho, um especial de uma hora de duração será mostrado a partir das 11 horas.
Na semana seguinte, de 18 a 22 de junho, a Universidade FM vai até o Restaurante Universitário, onde, diariamente, são servidas 4 mil refeições entre almoço e jantar. A série de shows "Universidade FM no RU" começa ao meio-dia, com transmissão ao vivo pela rádio. A proposta dos shows é oferecer ao público, música de qualidade produzida por gente de Londrina que faz som de diferentes estilos. No palco do RU estarão músicos que tocam samba, choro, rock, música brasileira, instrumental e étnica.
E na última semana de junho, a equipe de jornalismo da rádio vai até escolas de Londrina para um bate papo com estudantes e professores. As entrevistas serão transmitidas ao vivo, com o objetivo de discutir o que está "pegando" nas escolas – situações de violência e baixo rendimento nas avaliações – e, ao mesmo tempo, boas iniciativas que estejam sendo desenvolvidas. As escolas já confirmadas são as estaduais Antônio Moraes de Barros (zona oeste) e Vicente Rijo (região central), além do Cesomar (Centro Social Marista Irmão Acácio, na zona norte).