A Orquestra Sinfônica do Paraná faz turnê de concertos pelo interior do Paraná, sob a batuta da maestrina cubana Elena Herrera. A primeira apresentação será em Medianeira, no dia 9, às 20h, com apresentação na Praça Ângelo Darolt. Nos dias 10 e 11, Toledo receberá a Orquestra no Teatro Municipal, às 20h, com entrada franca. No programa as obras: "Diez Melodias Vascas", de Jesus Guridi; "Elegia", de Henrique Oswald; "Suíte Vila Rica", de Camargo Guarinieri, e "Sinfonia em ré menor", de César Franck. O objetivo da turnê é descentralizar os concertos da Orquestra.
O programa será o mesmo para as três apresentações. Inicia com Diez Melodias Vascas, obra composta por Jesus Guridi para declarar seu amor à terra natal. É considerada uma de suas melhores obras sinfônicas, utiliza material folclórico sem modificações, mas com uma harmonia muito elaborada e uma orquestração brilhante e colorida.
A segunda obra, Elegia, é do compositor Henrique Oswald, carioca viveu grande parte de sua vida na Itália e, mesmo retornando ao Brasil, esteve sempre muito ligado ao mundo musical italiano e francês. As obras dele possuem elementos impressionistas, o que contribuiu para ampliar o universo sonoro, melódio-harmônico praticado no Brasil no final do século XIX. Oswald é o Patrono da Cadeira nº 25 da Academia Brasileira de Música.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Suíte Vila Rica, de Camargo Guarinieri, foi dedicada ao seu amigo e professor Clóvis Salgado. A obra foi escrita em 1958 para o filme Rebelião em Vila Rica, dos irmãos Santos Pereira, o que lhe deu um caráter bastante diferente das outras obras do compositor. As estruturas das frases são quadradas e os movimentos individuais não são muito desenvolvidos. Estreou no Rio de Janeiro a 10 de abril de 1958, pela Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pelo próprio compositor.
A Sinfonia em ré menor foi escrita nos últimos anos da vida de César Franck (1822-1890), nascido na Bélgica. Foi concluída no verão de 1888. A obra estreou em Paris em 17 de fevereiro de 1889, regida por Jules Garcin, e foi dedicada a Henri Duparc.