"O Novo Amanhecer", CD de Renato Teixeira e Zé Geraldo, lançado pela Kuarup, apresenta Chico Teixeira e Nô Stopa - cantores, compositores e filhos dos artistas. Esse disco é uma reprodução do show que fizeram esse ano, no Centro Cultural, em São Paulo. O público é o coro e os filhos, uma continuação.
Na verdade, os dois, com 20 anos, são compositores e cantores com tendências diferentes. "Como somos amigos há muitos anos, os meninos cresceram juntos. Na música, as influências se cruzaram. O Chico compõe mais parecido com o Zé e a Nô, comigo", conta Renato Teixeira, em entrevista exclusiva por telefone para a Folha.
Com um trabalho amadurecido e bem elaborado, já era hora dos "meninos" serem lançados pelos pais. "Gravamos um disco que ficou muito bonito. Só de músicas que gostamos. É uma festa", resume Renato. Os shows de lançamento começam em fevereiro, mas ainda não têm roteiro definido. "Estamos à espera de convites".
Renato Teixeira conta que tanto a carreira dele quanto a do Zé Geraldo andam paralelas à mídia. "Hoje, os horários das rádios e das televisões têm de ser comprados. Em São Paulo, três execuções por dia custam R$ 50 mil mensais. Para estourar é preciso pelo menos três rádios e televisão. A nossa opção foi correr paralelo. Como dizia Glauber Rocha: "maiores são os poderes do povo"".
O "Novo Amanhecer" foi tirado do refrão de "Raízes", de Renato, uma das faixas em que os dois cantam juntos. Outros sucessos são também divididos, como "O violeiro toca" (Almir Sater e Renato Teixeira), "Galho seco" (Zé Geraldo), "Senhorita" (Zé Geraldo), "Meu veneno" (Renato Teixeira), "Cidadão" (Lúcio Barbosa) e "Lua Curiosa" (Zé, Cacá Bloise, Tavares Dias). Zé canta sozinho seu "Voar, Voar" e Renato grava sua interpretação inédita de "Saudade", de Mário Palmério.
Renato Teixeira, autor de "Romaria", sucesso eternizado na voz de Elis Regina, está no auge de sua carreira. Fazendo muitos shows, tanto no interior de São Paulo, como em Minas, Centroeste e Nordeste, Renato já lançou dois CDs este ano, e não pára de compor.
Esse trabalho em família, com Zé Geraldo e filhos, é o 20º de sua carreira, e o quinto para a Kuarup. Chico Teixeira canta ainda o megasucesso "Ai que saudade da Amélia" e sua "Nada além de um sonho". Nô Stopa canta duas músicas dela: "Era Luz" e "Palmas D"Água".
Zé Geraldo é mineiro de Rodeiro, criado em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, de onde saiu aos 18 anos para estudar e trabalhar em São Paulo. Durante cerca de oito anos, tocava rock`n`roll nos bailes de fim de semana, e entre 1975 e 78 foi premiado em inúmeros festivais.
Os amigos Renato Teixeira e Zé Geraldo se conhecem há mais de 15 anos. Viram os filhos crescer juntos, participando de rodas de viola e cantorias. Logo a presença de Chico e Nô Stopa no palco foi um processo natural, que terá prosseguimento em 2001 em temporadas de lançamento.
Serviço: "O Novo Amanhecer" pode ser adquirido nas lojas de CD, pelo telefone (21) 220-1623, pelo fax (21) 220-0494 ou pelo e-mail: [email protected]