A japonesa Setsuko Yamada é uma artista contemporânea. Seu trabalho demonstra claramente as influências ocidentais e orientais de quem possui sólida formação em butô, mas que também teve aulas de balé clássico na infância. Esta complexa harmonia de estilos poderá ser vista amanhã à noite, quando a bailarina apresentará com exclusividade em Curitiba o seu espetáculo "Land Dreams".
O encontro de sua arte com o Ocidente pode ser percebida de cara pela trilha sonora. No espetáculo, há temas da polonesa Iva Bittova e da brasileira Marlui Miranda ("Naumu" e "15 Canções de Hai Hai Hai"). Setsuko afirma que não escolheu a música de Marlui por causa de sua apresentação no Brasil, mas sim porque a trilha lhe agradou muito.
"Land Dreams" ou "Terra dos Sonhos" fala sobre a memória impregnada de energia em determinados lugares. Um prato de metal é tudo que se vê no palco no início da coreografia. O tema, tratado com força intensa e súbita delicadeza, seria o intercâmbio entre a existência do ser humano e a força do lugar. A direção artística do espetáculo é assinada pela própria Setsuko.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Serviço: O I Encontro das Novas Dramaturgias do Corpo prossegue até domingo, no Teatro Guaíra. O espetáculo "Land Dreams", com Setsuko Yamada, será apresentado amanhã, às 21 horas, no auditório Salvador de Ferrante. O debate entre Vera Sala e Setsuko Yamada será no domingo, às 10 horas, no mesmo auditório. Maiores informações pelo fone 41-336-3703 ou 41-338-5839.