A primeira edição da Virada Cultural Paraná reuniu mais de 100 mil pessoas, nas cidades de Campo Mourão, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá, segundo a Secretaria de Estado da Cultura. O evento contou com as parcerias do Sesi-PR, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e das prefeituras.
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, o balanço do evento foi positivo. "Para as cidades do interior, a Virada foi a primeira experiência deste tipo. Vamos analisar a dinâmica de participação em cada um dos municípios e fazer ajustes necessários", diz. A partir dessa avaliação, o secretário acredita poder ampliar o número de cidades para o próximo ano.
Em Curitiba, no Palco Conexões, montado na Boca Maldita, mais de 70 mil pessoas conferiram atrações como Cauby Peixoto e Ângela Maria, Dudu Nobre, Orquestra à Base de Sopro e Emílio Santiago, Orquestra Sinfônica do Paraná e Oswaldinho do Acordeon, Luis Felipe Leprevost e Nevilton, de acordo com os organizadores. Aconteceram ainda atrações no Museu Oscar Niemeyer, Teatro Guaíra, Biblioteca Pública do Paraná, Centro Juvenil de Artes Plásticas e no Auditório Brasílio Itiberê.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Em Maringá, o Palco Conexões reuniu músicos como Sandra de Sá, Emílio Santiago e Orquestra à Base de Sopro, Bandas Hillbilly Rawhide e Terra Celta e Orquestra Paranaense de Viola Caipira. A cidade também contou com uma mostra de filmes durante a madrugada. Mais de 10 mil pessoas aproveitaram a Virada Cultural Paraná em Maringá.
As atrações que passaram por Foz do Iguaçu se dividiram em dois grandes palcos, além de atividades em outros sete locais da cidade. Aproximadamente sete mil pessoas conferiram os shows da Orquestra Sinfônica do Paraná e Viola Quebrada, Orquestra à Base de Cordas e Zeca Baleiro e Banda Mais Bonita da Cidade.
Renato Teixeira, Big Time Orchestra, Brasileirão e Quarteto em Cy e a Orquestra Paranaense de Viola Caipira de Cascavel foram algumas das atrações em Campo Mourão. O Palco Conexões ainda contou com a participação de músicos locais, assim como grupos folclóricos, trupes de circo e um bloco carnavalesco. As atrações da Virada Cultural Paraná em Campo Mourão se estenderam para bibliotecas e museus.
Em Cianorte, o público conferiu as apresentações de Renato Teixeira, Banda Sabonetes, Brasileirão e Quarteto em Cy, Bateria da Ira do Leão, Grupo Por Acaso e Banda W/Lótus. Ainda foi possível participar das atividades da Virada Cultural Paraná na Praça 26 de Julho, onde foram realizadas leituras de poemas e contos, feira de artesanato, exposições e apresentações de dança, teatro e circo.