Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Canto do MARL

Alunos do curso livre de Teatro de Rua apresentam trabalho final

N.Com
22 dez 2020 às 16:27
Continua depois da publicidade

A Vila Cultural Canto do MARL realizou, ao longo dos últimos meses, o curso livre de Teatro de Rua. Para encerrar as atividades, os alunos produziram um vídeo-arte experimental, que apresenta os conceitos estudados ao longo dos módulos sobre o corpo e a voz, principalmente. O trabalho foi publicado neste último domingo (20), no canal do Youtube do MARL (acesse o vídeo). Ao todo, sete alunos concluíram o curso.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


De acordo com um dos professores do Canto do MARL, Edna Aguiar, o vídeo-arte foi inspirado no trabalho de um dos convidados para as aulas abertas ao público, que aconteciam às quintas-feiras. "A partir de um dos bate-papos realizados, a professora Natália Viveiros se encantou com o vídeo-arte, e nós entendemos que tanto o trabalho dela quanto o meu tinham relação com essa forma de expressão artística. Com isso, desenvolvemos esse trabalho de finalização de curso, com os alunos”, disse.

Continua depois da publicidade


Outra atividade realizada para encerramento das atividades do curso foi um encontro presencial, com equipe da Vila Cultural Canto do MARL e os alunos. "Promovemos uma aula presencial no Zerão, que é um lugar aberto. Foi um encontro muito bom, com o objetivo de conhecer pessoalmente uns aos outros. No teatro, uma das coisas mais importantes é o contato do olhar”, comentou a professora.


Aulas públicas – No decorrer de todo o curso, cerca de 15 aulas foram abertas ao público. Realizada nas quintas-feiras, as atividades foram ministradas pelos professores Edna Aguiar, Natália Viveiros e Rogério Francisco Costa. Quem tiver interesse em assistir ou até mesmo rever os bate-papos pode acessar o canal do Youtube do Canto do MARL. Nas terças-feiras, as aulas eram exclusivas para os alunos inscritos no curso.

Continua depois da publicidade


Por conta da pandemia da COVID-19, as aulas foram realizadas de forma remota, mas, apesar das circunstâncias on-line, a professora do Canto do MARL destacou a presença dos convidados, que contribuíram com suas experiências dentro dos temas tratados. "Com a possibilidade das aulas remotas e ao vivo, os alunos puderam ter acesso a convidados de fora de Londrina como, por exemplo, Licko Turle, que é um pensador de teatro ligado à Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTB), a Zuzuleiva, integrante do Mawaca, grupo de teatro e pesquisa na área da música tradicional e folclórica, e Janete El Haouli, londrinense que desenvolve um trabalho específico de pesquisa musical, entre outros nomes”, destacou Aguiar.


Próximos passos – Para 2021, a previsão do Canto do MARL é continuar com a turma atual e, também, abrir uma nova turma. Mais informações estarão disponíveis nas redes sociais do espaço, como Instagram, Facebook e site oficial.


A professora Edna Aguiar comentou que os professores, alunos e equipe do Canto do MARL, terminam o curso felizes com o resultado. "Esse curso foi muito importante para a Vila Cultural Canto do MARL, sendo uma das melhores coisas que nos aconteceu em questão de resistência da vila, assim como nos fez entender o quão importante é resistir no que se sonha e a importância de trabalhar em coletividade, pois quando temos quem nos apoia, isso faz com que a roda não pare de girar”, finalizou.

A Vila Cultural Canto do MARL conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).


Continue lendo