20/01/21
'Pagliacci'

Cia LaMínima, fundada por Domingos Montagner, festeja 20 anos

Os seis últimos meses não foram fáceis para todos que amam e admiram o ator e palhaço Domingos Montagner. Morto em setembro do ano passado, o fundador da Cia LaMínima ao lado de Fernando Sampaio recebe homenagem com a estreia de Pagliacci, nesta quinta, 30, no Teatro do Sesi, que festeja os 20 anos do grupo, e uma mostra de repertório com peças estreladas e concebidas pelo artista.

A nova montagem é uma adaptação da ópera homônima apresentada pela primeira vez em Milão, no ano de 1892, e é marcada pela presença de tipos clássicos do teatro italiano como o Alerquim e a Colombina. Sampaio conta que, apesar de a história original ter uma trama bastante simples, na adaptação de Luis Alberto de Abreu, a companhia aprofundou as relações entre as personagens na criação dos tradicionais números circenses e na velha e boa palhaçaria. "Embora seja um drama, queríamos brincar com a ideia de uma companhia de palhaços que deseja montar uma peça dramática. Isso nos deu chance de nos aproximar da ópera e trazer o nosso olhar."


No palco, um grupo deseja abandonar os velhos truques da comédia e apostar num espetáculo mais moderno. Durante os ensaios, surge o universo da Commedia Dell'Arte e a busca por viver um amor. O diretor Chico Pelúcio lembra que conduzir o projeto foi uma forma de homenagear Domingos Montagner. "Até pensamos se deveríamos continuar, mas seguir com a montagem foi uma decisão de todos."

Além da estreia, a companhia festeja as duas décadas com uma mostra de repertório, que inclui Luna Parke, um show de variedades feito em um parque ambulante; A Noite dos Palhaços Mudos, baseado na HQ de Laerte; Radio Variété, que homenageia o palhaço brasileiro e o rádio; À La Carte, que não tem texto falado, mas um show de números circenses; Classificados, um infantil com um leão e um urso de circo; e Reprise, uma batalha entre dois artistas contratados para o mesmo serviço.
Leandro Nunes - Agência Estado
Continue lendo
Já assistiu?

Filme de Natal de Leandro Hassum alcança 26 milhões de acessos na Netflix

20 JAN 2021 às 15h30
Após agressão

Henri Castelli conta que está à base de comida pastosa e fria após fratura na mandíbula

20 JAN 2021 às 14h42
Ator da casa

BBB 21: Lucas Penteado é tataraneto de fundador da Vai-Vai e ator de 'Malhação'

20 JAN 2021 às 11h30
Natural da Paraíba

BBB 21: Advogada Juliette sonha ser delegada e diz que gagueja quando briga

20 JAN 2021 às 11h16
Do camarote

BBB 21: Comediante, Nego Di diz que começou a usar humor contra o bullying

20 JAN 2021 às 11h11
Após sucesso da influencer

BBB 21: Rodolffo, dupla de Israel, pediu conselhos à ex-mulher, Rafa Kalimann

20 JAN 2021 às 11h10
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados