Uma equipe de atletas de Kung Fu da Escola Fat Lai, de Londrina, foi destaque no XXVI Campeonato Paranaense de Kungfu Wushu, que aconteceu em julho, em Campo Mourão (Centro-Oeste). Os sete competidores conquistaram, no total, 10 medalhas: cinco de ouro e cinco de prata.
Gilmar Santos, conhecido como Sifu Gilmar, é educador físico e um dos sócios responsáveis pela Escola Fat Lai. Praticante de Kung Fu desde 1993, o atleta conta que, após receber o convite para o Campeonato Paranaense, selecionou os alunos e iniciou a rotina intensa de treinos.
"Dessa vez levei apenas atletas adultos, foram sete atletas no total, contando comigo que também participei. Seis atletas foram para apresentação de Taolu (também chamado de Kati) e um atleta foi para o Sanda (luta do Kung Fu)", explica.
Leia mais:
Zubeldía muda postura e vira mais participativo em janela do São Paulo
Reforços não entregam o esperado, mas vão ter de 'salvar' Flamengo em 2025
Deyverson diz que saiu triste do Palmeiras e implorou por jogo de despedida
Fórmula Truck confirma etapa em Londrina em novembro de 2025
O Sanda, que também é chamado de "Boxe Chinês", conforme pontua o Sifu Gilmar, é "uma luta completa, na qual podem ser usados socos, chutes e, ainda, o diferencial: as projeções, que são, basicamente, as quedas".
Os próximos passos dos sete atletas da Escola Fat Lai - Sifu Gilmar, Vanessa de Oliveira Santos, Felipe Conde, Alexandre Policarpo, Flávio Eduardo Felipe Spirandelli e Vinicíus - incluem uma intensa preparação para o 33º Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu, que vai acontecer em Bombinhas-SC de 6 a 10 de setembro.
Para que possam representar o Paraná na competição, os atletas organizaram uma "vaquinha" virtual, além de uma rifa. Segundo o Sifu Gilmar, todos os valores arrecadados serão utilizados para custear as inscrições, os uniformes, o transporte e a hospedagem de toda a equipe.
"Enquanto fazemos essa arrecadação, todos estão treinando muito. Mesmo que todos tenham seus trabalhos, ainda conseguem arranjar tempo e vir pra escola quase todos os dias para treinar e, assim, ficar cada vez mais preparado para essa etapa, que, sem dúvidas, vai ser um grande passo em nossa vida marcial."
O Sifu Gilmar explica que ser convocado para o Campeonato Brasileiro é gratificante para todos os atletas da Escola Fat Lai, que podem representar Londrina e o Paraná.
"Competições importantes como essas levam o nome da nossa cidade aos palcos nacionais e, em breve, a palcos internacionais, como já fizemos algumas vezes. Isso nos anima a querer mostrar nosso trabalho e a trazer para Londrina não só os títulos, mas, em breve, competições importantes e carimbar de vez nossa cidade nas rotas de principais competições de Kung Fu", finaliza.
Para colaborar com a arrecadação de recursos para que os atletas possam participar do Campeonato Brasileiro, basta acessar o site ou transferir qualquer valor pelo Pix, cuja chave é [email protected].