No chamado "grupo da morte" da Eurocopa, a Alemanha se deu bem na estreia. Neste sábado, na cidade ucraniana de Lviv, a seleção alemã estreou com uma vitória sobre Portugal por 1 a 0, em partida válida pelo Grupo B da competição continental. O gol salvador do time germânico foi anotado pelo centroavante Mario Gomez, do Bayern de Munique, aos 27 minutos do segundo tempo.
Com os três pontos, a Alemanha divide a liderança da chave com a surpreendente Dinamarca, que pouco antes derrotou a Holanda também por 1 a 0, em Kharkiv. Na segunda rodada, na próxima quarta-feira, duelos decisivos para portugueses e holandeses. Os primeiros enfrentarão a Dinamarca, em Lviv, e na sequência a Holanda encara a Alemanha, em Kharkiv.
A vitória alemã neste sábado acabou com as esperanças dos portugueses de vingarem a derrota sofrida na decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Naquela ocasião, a equipe de Portugal, comandada pelo técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, foi batida por 3 a 1, em Stuttgart.
O jogo teve a mesma tônica durante quase todo o tempo. A Alemanha partia para o ataque, sempre apostando em jogadas pelo lado do campo. Do outro lado, porém, Portugal dificultava as coisas com muita correria na marcação. No contra-ataque, os lusos assustavam bastante. A prova disso foram as duas bolas chutadas na trave pelos portugueses - uma delas do luso-brasileiro Pepe no final do primeiro tempo.
Como não poderia deixar de ser, o gol da Alemanha saiu justamente de um cruzamento. Aos 27 minutos da etapa final, Badstuber achou Mario Gomez dentro da área. Às costas da marcação de João Pereira, o artilheiro alemão teve calma para mandar de cabeça a bola para o fundo do gol. Na sequência, Portugal foi todo ao ataque, mas parou na segurança do goleiro Neuer, que nos últimos minutos garantiu os três primeiros pontos de sua seleção.