O América Mineiro confirmou o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro de 2011, neste sábado, ao empatar sem gols com a Ponte Preta, em Campinas. O time ficou em quarto lugar na tabela da Série B e se juntou a Coritiba, Figueirense e Bahia, que já estavam garantidos na Primeira Divisão. Na outra ponta, América-RN e Brasiliense, que se enfrentaram em Natal, foram rebaixados para a Série C, assim como Santo André e Ipatinga.
O América-MG garantiu o acesso ao atingir 63 pontos, um a mais que a Portuguesa. O time paulista, que tinha esperanças de retornar à elite, bateu o Sport por 2 a 1, em Recife, e se manteve na Série B. A Lusa contava com uma derrota do América para obter a quarta e última vaga do acesso.
O Coritiba, campeão por antecipação, encerrou o campeonato com 71 pontos, ao ser derrotado pelo Guaratinguetá por 3 a 2, no Couto Pereira - o time paulista escapou da degola. O Figueirense ultrapassou o Bahia na tabela e ficou com o vice-campeonato. A equipe catarinense chegou aos 67 pontos, ao vencer o Paraná por 4 a 2, em casa. O Bahia, terceiro colocado, ficou com 65 pontos após a derrota para o Bragantino, por 2 a 0, no Morumbi.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
Muitas emoções aconteceram na luta contra o descenso. No Estádio Machadão, quem vencesse manteria as chances de permanência na Série B. O Brasiliense venceu por 2 a 1, de virada, chegando aos 46 pontos. Mas só se igualou em pontos ao Vila Nova, que fez 2 a 1 sobre o São Caetano, no Serra Dourada, em Goiânia. O time goiano, porém, levou vantagem no número de vitórias - 13 a 12 - e terminou em 16.º lugar.
O América-RN terminou na lanterna, com os mesmos 41 pontos do Ipatinga, que levou vantagem no saldo de gols (-15 a -28) e ficou na penúltima posição. Como consolo, teve o artilheiro da competição, o atacante Alessandro, com 21 gols. O Santo André, também rebaixado, somou 43 pontos.
Confira os resultados da 38.ª rodada:
Sexta-feira
Santo André 1 x 0 Náutico
Duque de Caxias 1 x 1 ASA
Sábado
Vila Nova 2 x 1 São Caetano
Coritiba 2 x 3 Guaratinguetá
Figueirense 4 x 2 Paraná
Ipatinga 2 x 2 Icasa
Ponte Preta 0 x 0 América-MG
Bragantino 2 x 0 Bahia
América-RN 1 x 2 Brasiliense
Sport 1 x 2 Portuguesa