Quatro meses depois de ter conquistado o título de campeão brasileiro, o Atlético Paranaense está de novo em uma final de campeonato. Desta vez disputará o título da Sul-Minas com o vencedor do confronto entre Atlético Mineiro e Cruzeiro.
O Atlético estava tranqüilo em campo pois poderia perder por até três gols de diferença que mesmo assim estaria classificado. Isso porque na primeira partida, em Porto Alegre, o time paranaense venceu por 5 a 1.
O Grêmio, mesmo precisando vencer, jogou concentrado no meio-de-campo, fazendo muitas faltas para parar o Atlético. E conseguiu não só parar, como marcar o primeiro gol, logo aos 6 minutos, de pênalti sofrido e cobrado por Rodrigo Mendes.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
A pressão do Grêmio, que todos esperavam, não existiu e o time conqtinuou combatendo muito no meio-de-campo e tentando os contra-ataques. O Atlético teve algumas oportunidades, mas foi o artilheiro das decisões, Alex Mineiro, quem empatou a partida, aos 39 minutos do primeiro tempo. Kléberson cobrou o escanteio, Wellington Paulo desviou de cabeça e Alex completou.
No segundo tempo, o jogo caiu de movimentação. O Atlético voltou mais cauteloso, sabendo que o resultado lhe colocava na final. O Grêmio continuou no seu jogo sem se arriscar muito e fazendo várias faltas violentas. O Atlético ainda teve mais oportunidades, principalmente com Adriano, Alessandro e Dagoberto, mas não conseguiu chegar ao gol da vitória.
Na fase final, o Atlético não poderá contar com o atacante Dagoberto, novo xodó da torcida. O atacante estará integrando a seleção brasileira sub-21, que disputará o torneio de Toulon, na França.