O confronto entre os xarás Atlético Goianiense e Atlético Mineiro surpreendeu e acabou no empate por 1 a 1, nesta quarta-feira, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Belo Horizonte não sofria um gol a quatro rodadas e, mesmo assim, mantém a liderança com 38 pontos e um jogo a menos que os rivais mais próximos. Já o clube goiano, com seu terceiro empate seguido, chega aos 12 pontos e deixa a lanterna para o Figueirense, que tem um ponto a menos e joga nesta quinta.
No primeiro tempo, o Atlético Mineiro levou um susto, com o rival rubro-negro saindo em rápidos contra-ataques e abrindo o placar logo aos 9 minutos. Ernandes bateu forte da entrada da área no canto esquerdo do goleiro Victor e marcou 1 a 0 para os donos da casa.
No entanto, a vantagem começou a virar poeira aos 21 minutos. Joilson deu uma cotovelada em Leandro Donizete, foi expulso diretamente, sem o cartão amarelo, viu seu time perder o meio de campo e abriu espaços para o Atlético Mineiro dominar. Tanto que pouco tempo depois, aos 27, Leandro Donizete aproveitou rebote de Márcio, cruzou e Bernard marcou de cabeça o gol de empate.
Leia mais:
Blindada, cabeça de porco é estrela em Corinthians x Palmeiras e vira 'amuleto' da sorte
Palmeiras não imagina cenário sem o Abel em 2025
Flamengo afirma que confia em Bruno Henrique e dará suporte ao jogador
'Nem Senna foi capaz de ganhar todo ano', diz Abel sobre título mais longe do Palmeiras
Na base da pressão, Ronaldinho Gaúcho acertou a trave, aos 32 minutos, e o centroavante Jô fez o mesmo, aos 45. "Agora eles vão se fechar mais ainda e no segundo tempo vamos jogar mais pela direita e aproveitar a altura do Jô, que já acertou bola na trave", avisou o craque do time mineiro no intervalo.
A previsão de Ronaldinho Gaúcho não se confirmou. Na etapa final, o Atlético Goianiense se encolheu para se defender e resistiu, com um jogador a menos, ao poder ofensivo do adversário. Com liberdade para armar o ataque, o clube mineiro foi agressivo, mas desperdiçou as melhores chances de virar e vencer aos 14 minutos com Guilherme; aos 28 com Pierre acertando a trave; e com Jô, aos 35 e aos 41 minutos.
Já o time da casa tentou reverter a situação em contra-ataques isolados e na cobrança de um escanteio de Dodó, aos 29 minutos, na cobrança de falta com Ernandes e, aos 30, em uma falta com o goleiro Márcio.
Pela 18.ª rodada, neste domingo, o Atlético Goianiense recebe o Palmeiras, às 18h30, novamente no estádio Serra Dourada. No mesmo dia, mas um pouco mais cedo, às 16 horas, o Atlético Mineiro recebe o Botafogo, no estádio Independência, em Belo Horizonte