O Barcelona anunciou nesta quinta-feira, de forma oficial, a contratação do brasileiro Keirrison. O atacante, de 20 anos, chega ao clube catalão por 14 milhões de euros (R$ 38 milhões), com contrato de cinco anos. O valor pode subir para 16 milhões de euros (R$ 43,3 milhões) de acordo com o número de partidas do atleta no clube.
Apesar de ter sido confirmada apenas nesta quinta-feira, a transferência de Keirrison era dada como certa desde que o jogador deixou o Palmeiras, no fim do mês passado. Suas atitudes nos últimos dias na equipe foram duramente criticadas pelo então treinador Vanderlei Luxemburgo, que acabou demitido por ferir a hierarquia do clube.
Keirrison chega a Barcelona ainda nesta quinta-feira, e deve visitar o Camp Nou para tirar a foto com o escudo do clube, uma tradição das contratações do time catalão. Na sexta-feira, ele fará exames médicos e assinará contrato.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
O atacante, contudo, não disputará a temporada 2009/2010 pelo Barcelona. "Ele é muito jovem e tem número impressionantes. O clube decidiu apostar nele, mas em princípio ele será emprestado. Não conto com ele para esta temporada", disse o treinador Guardiola no início desta semana.
Keirrison começou a carreira profissional no Coritiba, e ganhou destaque por suas atuações no Campeonato Brasileiro de 2008, quando foi um dos artilheiros da competição, com 21 gols.
Neste ano, ele chegou ao Palmeiras e teve início impressionante, com média de 1,33 gols por partida. Depois do Campeonato Paulista, o nível das atuações de Keirrison caiu, e ele passou a ser criticado e vaiado pela torcida.