O Brasil conquistou neste domingo o pentacampeonato da Liga Mundial. A seleção venceu, de virada, a equipe de Sérvia e Montenegro, dona da casa, por 3 sets a 1, com parciais de 14-25, 25-14, 25-19 e 25-16, em Belgrado. Este é o terceiro título consecutivo e o quinto dos brasileiros na Liga - a Seleção já havia vencido a competição em 1993, 2001, 2003 e 2004.
A equipe do técnico Bernardinho começou mal e perdeu o primeiro set. No entanto, os brasileiros conseguiram se recuperar e venceram as três parciais seguntes facilmente.
No primeiro set, o Brasil teve uma atuação muito ruim e foi totalmente dominado por Sérvia e Montenegro. Os saques dos sérvios-montenegrinos foram fundamentais, pois seis pontos saíram desse fundamento, e praticamente todos os ataques europeus caíram na quadra brasileira. No fim, 25-14 para os donos da casa.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
No segundo set, a situação se inverteu. O Brasil começou a sacar muito bem e deixou de errar bolas fáceis. O bloqueio começou a funcionar: foram sete pontos no set. O ataque do time local sofria para colocar as bolas no chão e o passe começou a não ir mais na mão do levantador Grbic. O placar do segundo set foi o mesmo do primeiro, mas com vitória brasileira.
No terceiro set, o Brasil continuou superior a Sévia e Montenegro. Enquanto o ataque brasileiro passava quase sempre pelo bloqueio adversário, os sérvios-montenegrinos dependiam somente de Miljkovic. No fim do set, Sérvia e Montenegro tentou uma reação, mas a vitória foi brasileira: 25- 19.
O Brasil começou o quarto set com tudo. No primeiro tempo técnico, a Seleção Brasileira já estava vencia por 8 a 2. Os brasileiros aumentaram a diferença e os sérvios-montenegrinos já demostravam desânimo, assim como a torcida, que silenciou diante da superioridade dos campeões olímpicos. O Brasil fechou a partida em um ataque de André Nascimento.