Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Amistoso sem gols

Brasil empata com a Holanda e recebe vaias dos torcedores

Agência Estado
04 jun 2011 às 18:39

Compartilhar notícia

- Divulgação / CBF
Publicidade
Publicidade

Os 20 únicos minutos de bom futebol, no início do segundo tempo, não foram suficientes para evitar que o Brasil ficasse no 0 a 0 com a Holanda, na tarde deste sábado, em Goiânia. Na revanche brasileira contra o algoz na última Copa do Mundo, a equipe de Mano Menezes foi apática no primeiro tempo, perdeu chances na volta do intervalo, e caiu de produção quando o treinador ouviu os pedidos da torcida e trocou Elano por Lucas.


Ramires ainda foi expulso, deixando o time com um jogador a menos nos 15 últimos minutos do jogo. No primeiro jogo no País desde outubro de 2009, a seleção voltou a ouvir vaias, ao fim do primeiro tempo, e também nos momentos finais da partida. Empolgação, só quando Neymar e Lucas faziam alguma jogada de efeito e também no momento em que o são-paulino foi chamado a entrar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A seleção brasileira segue sem vencer um dos grandes do futebol mundial sob o comando de Mano Menezes. Antes, havia perdido para França e Argentina. Vitórias só contra adversários de menor expressão: Ucrânia, Irã, Estados Unidos e Escócia. Na terça-feira, pega a Romênia, no Estádio do Pacaembu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como

Com quase 80% de chance de título, Botafogo pode ser campeão nesta quarta

Imagem de destaque
Contratações até 12 de janeiro

Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense

Imagem de destaque
Em outubro

Dez são presos por emboscada a cruzeirenses; presidente da Mancha continua foragido

Imagem de destaque
Entenda

Por que Palmeiras está atrás na disputa pelo título? Abel explica em livro


Apático. As vaias ouvidas pela seleção na saída para o intervalo refletiram bem o que foi o primeiro tempo da equipe no Estádio Serra Dourada. Com Elano muito mal na função de armador, o time não criou praticamente nada em 45 minutos.

Publicidade


A Holanda não tinha vergonha de jogar fechada na defesa, esperando o Brasil para tentar dar o bote no contra-ataque. A estratégia funcionou bem, tanto que a seleção de Mano Menezes só levou perigo em dois lances. Na primeira e melhor, Neymar deu ótimo passe para Robinho nas costas da zaga, mas o árbitro marcou impedimento, parando o lance que acabou com a bola dentro do gol da Holanda. Depois, só mais um chute de Ramires, de fora da área, que saiu à esquerda.


Já a Holanda só não abriu o placar porque Julio Cesar estava em tarde inspirada. Aos 20, os visitantes puxaram contra-ataque com toques rápidos. Kuyt cruzou da esquerda, Van Persie ajeitou de cabeça para Afellay na pequena área, mas o atacante do Barcelona parou em ótima defesa do goleiro brasileiro. Sete minutos depois, chute rasteiro de Affleay desde a entrada da área e defesa de Julio César no canto direito.

Publicidade


20 minutos


Na volta para o segundo tempo, Mano Menezes manteve a mesma equipe, mas sugeriu uma mudança de postura na seleção: "Errar um pouquinho menos de passes da intermediária para frente, ter um pouquinho mais de intensidade. Precisa acelerar um pouco, nesse ritmo, para quem marca é mais fácil. Tem que ter calma."

Publicidade


A equipe parece ter entendido o recado e voltou muito melhor. Logo com 40 segundos, Elano tocou para Neymar na área, o jovem ficou cara a cara com Krul, mas chutou em cima do goleiro, que fez grande defesa. Aos 4 minutos, atacante santista recebeu na área, cortou para o meio e bateu rasteiro para mais uma intervenção do goleiro holandês.


O Brasil continuou em cima e criando chance atrás de chance. Aos 11 minutos, Thiago Silva recebeu na marca do pênalti, bateu rasteiro, e a zaga tirou o gol certo. Aos 13, foi a vez de Robinho dominar na esquerda da área e chutar firme. Krul fez a defesa parcial, mas a bola ia entrando até que Pieters salvou em cima da linha.

Publicidade


Aos 19 minutos, Mano ouviu os insistentes pedidos da torcida e pôs Lucas em campo, no lugar de Elano. Sandro substituiu Lucas Leiva. O time caiu de produção e só criou mais duas chances. Aos 23, com Neymar finalizando de primeira um bom passe de Daniel Alves. Krul salvou. Depois, aos 38, Sandro arriscou de longe e o goleiro defendeu no canto direito.


Aos 33 minutos, Ramires, que já tinha cartão amarelo, fez falta dura em Robben, levou a segunda advertência e foi expulso. Por simularem faltas, Lucas e Neymar também receberam cartões amarelos durante o segundo tempo. Elias, Adriano e Leandro Damião foram testados no decorrer da etapa final, mas não se destacaram.

Publicidade


BRASIL - 0 - Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, Lucio e André Santos (Adriano); Lucas Leiva (Sandro), Elano (Lucas) e Ramires; Neymar, Robinho (Elias) e Fred (Leandro Damião). Técnico: Mano Menezes.


HOLANDA - 0 - Krul; Van der Wiel (Boulahrouz), Heitinga, Mathijsen e Pieters; De Jong (Maduro), Strootman (Schaars), Afellay e Kuyt (Elia); Robben e Van Persie (Huntelaar). Técnico: Bert van Marwijk.

Árbitro - Carlos Amarilla (Paraguai); Cartões amarelos - Daniel Alves, Lucio, Neymar, Lucas, Ramires, Heitinga e Van der Wiel; Cartão vermelho - Ramires; Renda e público - Não disponíveis; Local - Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade