Pesquisar

Canais

Serviços

Copa América

Brasil enfrenta Peru e assiste aos concorrentes na Euro

Folhapress
17 jun 2021 às 10:14
- Lucas Figueiredo/CBF
Publicidade
Publicidade

A seleção brasileira masculina de futebol entra em campo nesta quinta-feira (17), contra o Peru, às 21h, no estádio Nilton Santos, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa América -SBT e Fox Sports transmitem a partida.


O duelo no Rio de Janeiro será o quinto diante dos peruanos em um intervalo de apenas dois anos. Sob o comando de Tite, o Brasil venceu todos os compromissos por competições e perdeu apenas um amistoso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os primeiros dois encontros dessa sequência aconteceram na Copa América de 2019. Pela fase de grupos, os brasileiros golearam por 5 a 0, em São Paulo. Na decisão do torneio, disputada no Maracanã, vitória por 3 a 1 que confirmou a conquista do título.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Cenário de brasileiros na Libertadores tem altitude e dupla em perigo

Imagem de destaque
Entenda

Por que Flamengo topou menor participação em vendas no contrato com Adidas

Imagem de destaque
Uma bagunça

CPI das Apostas tem senador pedindo zagueiros, gol de Deyverson e mais

Imagem de destaque
No Roda Viva

Leila chama Textor de 'idiota' e pede seu banimento do futebol brasileiro


A única derrota da seleção de Tite para o Peru no período foi em amistoso realizado em setembro daquele ano. O time comandado por Ricardo Gareca bateu o Brasil por 1 a 0, nos Estados Unidos.

Publicidade


Recentemente, em confronto pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a equipe nacional foi a Lima enfrentar os donos da casa e saiu da capital peruana com um triunfo por 4 a 2 e três pontos importantes para a caminhada na classificação ao Mundial.


Com seis vitórias em seis partidas, a seleção brasileira lidera as Eliminatórias com 18 pontos, seis à frente da segunda colocada, a Argentina. O Peru é apenas o lanterna, com quatro pontos conquistados. Nesta quinta, faz sua estreia na Copa América. O Brasil iniciou sua campanha no torneio com uma vitória por 3 a 0 sobre a Venezuela.

Publicidade


Apesar do momento de instabilidade que cercou o grupo na semana passada, com o afastamento do presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rogério Caboclo, e a posição de insatisfação dos atletas com a disputa da Copa América, Tite está seguro no cargo.


Entre os treinadores das seleções sul-americanas, Tite é aquele com o trabalho mais sólido no momento, cenário retratado tanto na pontuação das Eliminatórias como no desempenho dentro de campo. A confiança do elenco no que é proposto e os resultados positivos permitem ao técnico testar variações, enquanto seus adversários ainda buscam a melhor estrutura.

Publicidade


Óscar Tabárez, que desde 2006 comanda o Uruguai e tem o trabalho mais longevo do continente, tem sofrido questionamentos no país com relação ao desempenho recente da Celeste.


Lionel Scaloni, técnico da Argentina, foi efetivado após substituir interinamente Jorge Sampaoli e tem buscado renovar a seleção, mas mostra dificuldades de montar um coletivo que funcione e não dependa tanto da individualidade de Lionel Messi.

Publicidade


Antes da última rodada das Eliminatórias, o Equador era vice-líder e comemorava o bom início de ciclo do treinador argentino Gustavo Alfaro, mas perdeu as duas partidas pelo torneio classificatório à Copa do Mundo e também foi derrotado na estreia da Copa América, contra a Colômbia.


Euro

Publicidade


Com os concorrentes locais em dificuldade, Tite e a seleção olham para a Europa, onde estão os principais rivais no caminho para o sonho de conquistar o hexacampeonato mundial.


Atual campeã do mundo, a favorita França venceu a Alemanha na estreia da Euro e ainda enfrentará na fase de grupos a equipe de Portugal, que levou a edição de 2016 da Eurocopa.

Publicidade


Outra favorita ao título europeu que começou o torneio com o pé direito foi a Bélgica, responsável pela eliminação do Brasil na Copa do Mundo da Rússia.


Desde o título em 2002, a seleção brasileira foi eliminada em sequência por equipes europeias: França em 2006, Holanda em 2010, Alemanha em 2014 e Bélgica em 2018.


Desde o último Mundial, porém, a CBF tem encontrado dificuldade de marcar jogos contra adversários do continente. Um dos fatores que atrapalhou ainda mais as possibilidades de enfrentar europeus foi a criação da Liga das Nações, competição da Uefa que reúne todas as seleções filiadas à entidade e que ocupa as datas antes reservadas a jogos amistosos.


O último encontro do Brasil com um europeu foi em março de 2019, diante da República Tcheca, com vitória brasileira por 3 a 1.


O meio-campista Fred, do Manchester United, minimizou o impacto de não enfrentar concorrentes europeus no ciclo que deverá levar a seleção à Copa do Mundo do Qatar, em 2022.


"A Europa tem grandes equipes, mas aqui [na América do Sul] também. Você joga com equipes difíceis, como Argentina e Uruguai. Quando enfrenta uma equipe menor, é muito difícil de jogar. Contra o Brasil, jogam na defesa e saem no contra-ataque. É um trabalho que vem sendo muito bem feito aqui", afirmou o meia, cujas palavras ganharam ecoa nas impressões do lateral direito Danilo.


"Eu não considero uma coisa superimportante você fazer jogos contra seleções europeias. A maioria dos jogadores está na Europa, tem sabedoria sobre o que pede o jogo contra equipes do futebol europeu. Realmente, se a gente pudesse ter jogos contra diferentes tipos de escola, seria bom, mas não vejo como primordial para a gente chegar preparado para a Copa do Mundo ou outras competições", disse o lateral da Juventus.


BRASIL
Alisson; Danilo, Éder Militão, Thiago Silva (Marquinhos) e Renan Lodi; Fabinho (Casemiro), Fred e Éverton Ribeiro (Lucas Paquetá); Everton (Gabriel Jesus), Gabigol (Richarlison) e Neymar. T.: Tite


PERU
Pedro Gallese; Aldo Corzo, Christian Ramos, Luis Abram e Marcos López; Renato Tapia, Yoshimar Yotú e André Carrillo; Sergio Peña, Christian Cueva e Gianluca Lapadula. T.: Ricardo Gareca

Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 21h (de Brasília) desta quinta-feira (17)
Árbitro: Patrício Loustau (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Transmissão: SBT e Fox Sports


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade