O fato de ter ficado muito próxima da vaga aos Jogos Olímpicos de Londres com a vitória por 1 a 0 sobre o Equador, conquistada na madrugada desta quinta-feira, em Arequipa, no Peru, não contentou a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano Sub-20. Vice-líder do hexagonal final, o Brasil só pensa em vencer o líder Uruguai, no início da madrugada de domingo, à 0h10 (de Brasília), na última rodada da competição, apesar de assegurar classificação à Olimpíada com um empate ou até mesmo com uma derrota, desde que a Argentina não goleie a Colômbia em outro duelo do dia.
O gol da vitória foi marcado por Casemiro aos 7 minutos da etapa inicial.
Com o resultado, o Brasil chegou a nove pontos, ficando a um do líder Uruguai, que já carimbou seu passaporte para Londres. A Seleção agora tem três pontos de vantagem sobre a Argentina e ainda seis gols a mais de saldo. Desta forma, para ficar fora das Olimpíadas de 2012, o Brasil teria que perder na última rodada para o Uruguai e a Argentina golear a já eliminada Colômbia.
Leia mais:
Com quase 80% de chance de título, Botafogo pode ser campeão nesta quarta
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Dez são presos por emboscada a cruzeirenses; presidente da Mancha continua foragido
Por que Palmeiras está atrás na disputa pelo título? Abel explica em livro
Sabendo que a vitória deixaria a vaga bem próxima, o Brasil foi para cima no primeiro tempo e chegou ao gol rapidamente.
Logo aos 7 minutos, a zaga equatoriana não acompanhou Casemiro, que entrou sozinho na área e de cabeça completou cruzamento para inaugurar o marcador. O segundo podia ter saído três minutos depois, mas Diego Maurício chutou para fora após receber cara a cara com o goleiro Jaramillo.
Aos 11, o Equador finalmente assustou. Após a bola cruzar a área, Oña chutou na saída de Gabriel e só não empatou porque Danilo salvou em cima da linha.
A resposta brasileira aconteceu aos 26 minutos. Lucas driblou três zagueiros, invadiu a área e, na hora de servir Diego Maurício, foi "fominha" e chutou em cima de Jaramillo. Menos de um minuto depois, o mesmo Lucas arrancou e desta vez passou para o atacante do Flamengo, que desperdiçou sua segunda grande oportunidade no jogo.
O gol de Diego Maurício finalmente aconteceu aos 32, mas foi corretamente anulado por impedimento.
Acuado, o Equador não conseguia se impor e desceu para o vestiário com um placar que deveria ter sido comemorado.
Logo aos 3 minutos do segundo tempo, parecia que o panorama da etapa inicial se manteria quando, em uma repetição do lance do gol, Casemiro apareceu sozinho na área e cabeceou. A diferença desta vez, porém, foi a defesa de Jaramillo.
A partir daí o Brasil diminuiu o ritmo e o Equador cresceu na partida, uma vez que a derrota significava o fim do sonho de chegar às Olimpíadas.
Aos 22 minutos, Caicedo fez ótima jogada pela esquerda e cruzou para Montaño, que só não marcou porque Romário apareceu para fazer corte providencial.
O último suspiro equatoriano foi dado aos 35, quando a bola sobrou limpa para Montaño após escanteio e o atacante chutou para fora, perdendo chance incrível.