Com uma atuação de gala no primeiro tempo, a seleção brasileira venceu o Uruguai por 3 a 1, nesta quarta-feira, e conquistou uma vaga nas quartas de final do Mundial sub-20, disputado no Egito. A partida, no Estádio de Port Said, foi a melhor apresentação da equipe no torneio até o momento. O rival da próxima fase sai do confronto entre Alemanha e Nigéria.
Campeã de seu grupo na primeira fase, a equipe brasileira entrou em campo como favorita, mas ainda devia uma apresentação convincente. Mas logo no início do jogo as dúvidas sobre a capacidade da equipe começaram a desaparecer.
O time abriu o placar aos 21 minutos, com Allan Kardec. O atacante, revelado pelo Vasco e atualmente no Internacional, recebeu passe de Paulo Henrique Ganso e chutou cruzado, sem chances para o goleiro Rodríguez.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Dois minutos depois, os brasileiros voltaram a marcar, e o fizeram em grande estilo. O lateral-direito Douglas, do Goiás, avançou pela direita, deu uma meia-lua em um adversário e cruzou para Alex Teixeira, do Vasco, completar para o gol.
Aos 31 minutos, o excelente momento do ataque brasileiro chegou a seu ápice. Após contra-ataque rápido, Alex Teixeira recebeu pela direita, enganou o uruguaio Marcelo Silva com um belo drible, e chutou colocado, de canhota, para fazer 3 a 0.
A seleção uruguaia descontou aos 36 minutos, com Urretaviscaya, que pegou rebote do goleiro Rafael após chute de Abel Hernández. No fim da primeira etapa, os adversários buscaram o empate, mas esbarraram no forte sistema defensivo brasileiro.
A segunda etapa teve o Brasil criando boas jogadas, mas falhando nas conclusões, e o Uruguai buscando, na base da pressão, diminuir a diferença. A chance do segundo surgiu aos 42 minutos, em cobrança de pênalti. Mas o goleiro Rafael apareceu bem para defender o chute de Hernández. Dois minutos depois, o arqueiro brasileiro ainda fez outra defesa difícil, garantido o resultado.