Pesquisar

Canais

Serviços

QUE VENÇA O MELHOR

Campeonato Paulista começa com Corinthians e Santos pressionados

Folhapress
19 jan 2024 às 18:06
- Foto di Pexels da Pixabay
Publicidade
Publicidade

A 123ª edição do Campeonato Paulista começa neste fim de semana e os quatro times grandes que estarão na disputa vão encarar diferentes níveis de cobranças de seus torcedores ainda como reflexo do que foi o desempenho de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos na última temporada.


Enquanto palmeirenses e são-paulinos ainda gozam da tranquilidade proporcionada pelas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, respectivamente, o rebaixamento do time santista no nacional -o primeiro de sua história- e o sufoco enfrentado pela equipe corintiana para evitar o mesmo desfecho obrigam as duas formações alvinegras a darem uma resposta imediata para suas torcidas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para apagar a imagem ruim da última temporada, Corinthians e Santos estão passando por processos de reformulações, a começar pelas diretorias. No Parque São Jorge, o oposicionista Augusto Melo substituiu Duílio Monteiro Alves, cujo grupo político não conseguiu eleger o candidato André Luiz de Oliveira, o André Negão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Após derrota

Explosão de Cássio surpreende Corinthians, e goleiro muda tom sobre futuro

Imagem de destaque
Fim da novela

Rojas consegue liberação do Corinthians na Fifa e reforça time de Messi

Imagem de destaque
Raphael Claus

Botafogo declara guerra a árbitro e pede afastamento enquanto durar CPI

Imagem de destaque
Na quinta

Zubeldía é inscrito no BID e fará estreia no São Paulo contra Barcelona-EQU


Na Vila Belmiro, Andrés Rueda foi sucedido por Marcelo Teixeira, que está agora em seu terceiro mandato no clube -ele também ocupou a cadeira na década de 1990 e no início dos anos 2000.

Publicidade


Sob a orientação de Melo, a equipe do Parque São Jorge se desfez de nove jogadores. A maioria deles estava em fim de contrato e não teve os seus vínculos renovados pela gestão anterior justamente a pedido do novo mandatário. A lista inclui nomes que são ídolos da torcida, como Renato Augusto, Gil e Fábio Santos, além de atletas que tiveram presença constante no time, como Bruno Méndez e Cantillo.


O jovem Moscardo, 18, também entra nessa conta e é o único que deverá render um retorno financeiro para o Corinthians, pois está sendo vendido ao Paris Saint-Germain por 22 milhões de euros (R$ 117 mi), dos quais o clube terá direito a 92%.

Publicidade


Para reforçar o elenco de Mano Menezes, sete nomes já estão assegurados pela nova diretoria. Chegaram os zagueiros Félix Torres, 27, e Gustavo Henrique, 30, os laterais Hugo, 26, Palacios, 24, e Matheuzinho, 23, o volante Raniele, 27, e o meia Garro, 26. Com exceção a Gustavo Henrique, o fato de todos terem menos de 30 anos não é por acaso e, sim, uma preocupação da nova diretoria de rejuvenescer o elenco. Augusto Melo promete que outros jogadores vão chegar para completar o plantel.


Publicidade

No Santos, ao menos 14 jogadores já estão com suas saídas praticamente confirmadas. Entre os nomes estão o volante Jean Lucas, o meia Lucas Lima e os atacantes Lucas Braga, Soteldo e Marcos Leonardo.

De todos, o que proporcionou o maior retorno financeiro foi Marcos Leonardo, negociado com o Benfica por 18 milhões de euros (R$ 96 milhões).

Publicidade


Mais do que um bom Campeonato Paulista, o objetivo do Santos neste ano é formar um elenco capaz de devolver o clube à elite do futebol nacional. Para isso, o técnico Fábio Carille foi repatriado do Japão.

Além dele, o clube resolveu apostar em nomes experientes que estavam disponíveis no mercado, como o zagueiro Gil, 36, os laterais Hayner (28), Jorge (27) e Aderlan (33), os meias Giuliano (33), Diego Pituca (31), Cazares (31), João Schmidt (30) e Otero (31) e os atacantes Willian Bigode (37) e Marcelinho (21).

Publicidade


A escolha por nomes experientes também tem a ver com o fato de que o clube terá um calendário curto neste ano, já que nem para a Copa do Brasil conseguiu se classificar. Os únicos compromissos serão pelo Estadual e pela Série B.


PALMEIRAS E SÃO PAULO APOSTAM NA MANUTENÇÃO

Publicidade


Atual campeão paulista e brasileiro, o Palmeiras inicia 2024 novamente favorito a brigar pelos títulos de todos os campeonatos que disputar.


Diferentemente dos últimos anos, no entanto, em que movimentou bastante o mercado de transferências, o time alviverde apostou na manutenção de seu elenco para continuar a brigar pelos canecos. O principal "reforço" foi a renovação do contrato do técnico Abel Ferreira, agora com vínculo até 2025.


Além dele, houve apenas chegadas pontuais, como o atacante Caio Paulista, 25, que preteriu o rival São Paulo para fechar com o time palmeirense.


O torcedor são-paulino, porém, tem outro motivo para ficar mais preocupado do que o fracasso na tentativa de contratar o atacante. Afinal, há pouco mais de uma semana, o clube perdeu o técnico Dorival Júnior para a seleção brasileira.


Para o lugar dele, a diretoria apostou em Thiago Carpini, 39, técnico que terá sua primeira experiência em um clube de expressão depois de despontar no Água Santa, com o qual chegou à final do Paulista em 2023.

Depois do sucesso no Estadual, ele foi contratado pelo Juventude, que terminou a Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado em segundo lugar e vai disputar a elite nacional nesta temporada.


Antes da mudança de treinador, a diretoria já havia feito as contratações pontuais que planejou para este início de temporada, o atacante Erick (26), o meia Damián Bobadilla (22) e volante Luiz Gustavo (36).


VEJA OS CONFRONTOS E ONDE ASSISTIR AOS JOGOS DA 1ª RODADA DO PAULISTA


Red Bull Bragantino x Água Santa

20.jan (sáb) - 17h15 (Paulistão Play, TNT, HBO Max)


Botafogo x Santos

20.jan (sáb) - 18h (Paulistão Play, YouTube CazeTv)


São Paulo x Santo André

20.jan (sáb) - (TNT, HBO Max)


Ponte Preta x Mirassol

20.jan (sáb) - (Paulistão Play, YouTube CazeTv)


Novorizontino x Palmeiras

21.jan (dom) - (Paulistão Play, YouTube CazeTv)


São Bernardo x Ituano

21.jan (dom) - (Paulistão Play)


Inter de Limeira x Portuguesa

21.jan (dom) - (Paulistão Play, YouTube CazeTv)


Corinthians x Guarani

21.jan (dom) - (Paulistão Play, Record TV)


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Marta diz ter o sonho de ser mãe antes de encerrar carreira como jogadora
Maior jogadora da história do futebol brasileiro, Marta, 37, afirmou que deseja ser mãe.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade