A CBF divulgou nesta segunda-feira a lista de 20 clubes participantes do próximo Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. A principal novidade é a presença do Corinthians. Se vem colhendo os frutos de boas campanhas no masculino e foi campeão nacional em 2015, entre as mulheres o time paulista ainda engatinha e fará sua estreia na competição no ano que vem.
Com isso, o Corinthians é mais um dos principais clubes brasileiros que voltam a investir no futebol feminino. Em 2016, ele terá como companhia na competição outros dos times que formam os 12 principais do País, como Santos e Flamengo, que estrearam no campeonato em 2015, e o Vasco, que participou das edições de 2013 e 2014 e havia ficado de fora da última.
Além do Corinthians, outro grande clube brasileiro que estreia no campeonato no ano que vem é o Vitória. O time baiano, o Pinheirense-PA, o Viana-MA, o Caucaia-CE, o Náutico, o São Francisco-BA e o Vitória-PE são os representantes das regiões norte e nordeste do País.
Leia mais:
Com quase 80% de chance de título, Botafogo pode ser campeão nesta quarta
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Dez são presos por emboscada a cruzeirenses; presidente da Mancha continua foragido
Por que Palmeiras está atrás na disputa pelo título? Abel explica em livro
Mas quem conta com mais representantes é mesmo o sudeste. São Paulo é a região com mais participantes, com seis (Corinthians, Santos, Rio Preto, São José, Ferroviária e Centro Olímpico), seguido do Rio, que tem três (Duque de Caxias, Flamengo e Vasco). Completam a lista o Kindermann, de Santa Catarina, o América, de Minas Gerais, e o Iranduba, do Amazonas.
Na edição de 2015, o Rio Preto faturou o título, ao derrotar o São José na decisão. O mesmo São José foi derrotado na final da primeira edição, em 2013, quando caiu diante do Centro Olímpico. Em 2014, a decisão aconteceu entre Ferroviária e Kindermann, com vitória do time paulista.