Em nota oficial divulgada em seu site nesta quarta-feira (15), a diretoria do Cianorte anunciou que entrou na justiça comum exigindo uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro. O Leão do Vale busca seus direitos em relação aos desmandos da Confederação Brasileira de Futebol.
O Cianorte, quinto colocado na Série D de 2012, quer o cumprimento do Estatuto do Torcedor, que exige que o regulamento da competição seja mantido por dois anos, ou seja, a Série C de 2014 precisaria ter 21 times e a vaga extra seria do time paranaense.
Durante o ano passado, o caso foi julgado em todas as esferas desportivas e foi negado. "A Federação Paranaense inclusive nos incentivou a entrar com o processo e o nosso advogado é o mesmo da FPF", afirmou em nota Lucas Franzato, presidente do Cianorte.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
Em 2013, o Treze da Paraíba, quinto lugar na Série D de 2011, conseguiu jogar a Série C após entrar na Justiça pedindo a vaga do Rio Branco do Acre, que havia sido excluído da disputa. O time acreano recorreu e a briga jurídica durou quase um ano, só terminando com um acordo que colocou as duas equipes na competição, o que deixou a Série C com 21 times.
O clube espera que, em ano de Copa do Mundo, a entidade maior do futebol brasileiro consiga organizar de forma justa a terceira divisão de seu país.