Os responsáveis pelos estádios de futebol de Curitiba devem apresentar até hoje, à Prefeitura de Curitiba, os laudos técnicos que comprovem as condições de segurança. Caso esses laudos não sejam entregues os clubes responsáveis devem pagar multas a partir de R$ 200,00.
Há três semanas uma comissão do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/PR), Corpo de Bombeiros, Federação Paranaense de Futebol e a Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) inspecionaram os estádios do Pinheirão, Durival de Brito, Erton Coelho Queiroz, Joaquim Américo e Couto Pereira.
Entre os locais mais críticos estava o Pinheirão. Os maiores problemas encontrados no estádio, construído pela Federação Paranaense de Futebol e atualmente sob a responsabilidade do Paraná Clube, foram problemas nas estruturas metálicas que dão sustentações às coberturas.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Segundo o coordenador do Cosedi, Roberto Marangon, a multa será aplicada para cada laudo não entregue. "A intenção não é punir os responsáveis pelos estádios, mas cobrar das diretorias dos clubes a adequação às normas mínimas de segurança", afirmou Marango.
No estádio Couto Pereira, do Coritiba, faltavam extintores de incêndio nos locais com maior circulação de pessoas. A assessoria de imprensa do clube informou que todos os equipamentos exigidos pela comissão foram instalados.
Os laudos exigidos pela Prefeitura para liberação dos jogos são relativos à estabilidade da estrutura de concreto armado, com cálculo de capacidade de carga; condições das instalações elétricas, indicando as obras a serem feitas; eficiência do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e laudo de prevenção de incêndio do Corpo de Bombeiros.
No final da tarde de ontem a FPF começou a receber os laudos de alguns clubes, mas não divulgou os resultados das perícias.