Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Na Espanha

Com gol de Messi, Barcelona ganha do Atlético no Calderón e é campeão

Agência Estado
17 mai 2015 às 16:30

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

O Barcelona confirmou o título do Campeonato Espanhol, neste domingo, e garantiu uma das três conquistas da temporada. Ao vencer o Atlético de Madrid por 1 a 0, no estádio Vicente Calderón, o time catalão acabou com as chances do Real Madrid e assegurou o troféu com uma rodada de antecipação.

Trata-se do quinto título espanhol do Barcelona nos últimos sete anos. Desde 2008, quando o técnico Josep Guardiola montou as bases da atual equipe, o time catalão levantou o troféu nas temporadas 2008/2009, 2009/2010, 2010/2011, 2012/2013 e agora nesta 2014/2015. Na temporada 2011/2012, o caneco ficou com o rival Real Madrid. E, no ano passado, a conquista ficou com o Atlético de Madrid. Ao todo, foi o 23º título espanhol do Barça.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O título conquistado neste domingo é o primeiro de Luis Enrique como treinador. Ele já havia levantado o troféu como jogador do próprio Barcelona nas temporadas 1997/98 e 1998/99. Luis Enrique fatura o título quase exatamente um ano depois de assumir o comando da equipe - ele foi anunciado no cargo no dia 19 de maio de 2014.

Leia mais:

Imagem de destaque
'mal da cabeça'

Neymar diz que lesão no joelho era seu maior medo

Imagem de destaque
Dia 28

Presidente do Conselho marca votação do impeachment de Augusto Melo no Corinthians

Imagem de destaque
Eterno

Cristiano Ronaldo não descarta 'esticar' carreira para jogar com o filho

Imagem de destaque
Concorda?

Palmeiras supera maior vilão da temporada


Pode ser a primeira de três conquistas na temporada. O Barcelona tem chances de faturar a Tríplice Coroa porque disputará a final da Copa do Rei - contra o Athletic Bilbao, no dia 30, no Camp Nou - e a grande decisão da Liga dos Campeões, diante da Juventus, no dia 6 de junho, em Berlim.

Publicidade


O Barcelona antecipou o troféu neste fim de semana porque chegou aos 93 pontos. E não pode ser mais alcançado pelo Real Madrid, que atingiu os 89 ao golear o Espanyol por 4 a 1, neste domingo.


O JOGO - De um lado, a potência do Barcelona, do outro, a força do Atlético em casa. Foi com este equilíbrio que as duas equipes começaram o confronto. O time anfitrião levou perigo primeiro em cabeçada de Giménez e boa defesa de Bravo, aos 8. Os catalães responderam em duas oportunidades de Messi. Oblak defendeu com tranquilidade nos dois lances.

Publicidade


As investidas preocuparam o Atlético, que passou a jogar mais recuado. Com espaço, o Barcelona tentava impor pressão, sem maior efetividade. Sem bola na rede, a torcida se manifestou em dois lances polêmicos na área madrilenha. Aos 19, Messi cabeceou na mão de Juanfran. O árbitro mandou o jogo seguir.


Aos 30, Godín fez falta em Daniel Alves. O brasileiro pediu a penalidade, mas o juiz anotou falta fora da área. Na cobrança, Messi bateu direto e acerta o travessão, na melhor oportunidade do Barcelona na etapa inicial. Antes do intervalo, Daniel Alves ainda arriscou de longe e exigiu grande defesa de Oblak.

Publicidade


O segundo tempo começou mais truncado, mas novamente o Atlético tomou a iniciativa. Griezmann e Godín levaram perigo ao gol de Bravo aos 3 e aos 6 minutos. O Barcelona, sem o machucado Luis Suárez, era mais contido no ataque. E, jogando ao mesmo tempo, o Real vencia o Espanyol, resultado que obrigava o Barça a vencer o Atlético para garantir o título neste domingo.


Com esta motivação, os visitantes abriram o placar aos 20 minutos. Messi tabelou com Neymar dentro da área e bateu para as redes. A vitória parcial já dava o título ao time catalão. Foi o 115º gol do poderoso ataque catalão na temporada. A situação poderia ficar mais tranquila caso Neymar convertesse um de duas grandes chances que teve aos 24 e aos 25. Na segunda, bateu para fora quando estava cara a cara com Oblak dentro da área.

Publicidade


Recuado, o Atlético continuava cedendo espaço aos visitantes. E praticamente abdicou de atacar. Na única chance que teve nos minutos finais, Siqueira bateu de longe e a bola desviou, quase acabando com a festa do Barcelona no Vicente Calderón. Sem conseguir reagir, o Atlético teve que assistir à festa do rival em seu estádio.


O Barcelona, assim, devolveu a decepção sofrida no ano passado, quando viu a equipe do técnico Diego Simeone comemorar o título em seu estádio, o Camp Nou.

Publicidade


OUTROS RESULTADOS - O Real Madrid fez sua parte, mas não pôde evitar o título do Barcelona. Jogando fora de casa, aplicou 4 a 1 no Espanyol, com três gols de Cristiano Ronaldo e um do brasileiro Marcelo. Apesar do triunfo, o Real não conseguirá alcançar mais o rival no topo da tabela.


Sem poder comemorar o título, o atacante português poderá ao menos celebrar a marca de 310 gols Pelão Real, tornando-se o segundo maior artilheiro da história do clube, superando o lendário Alfredo Di Stéfano. O líder desta lista é Raúl, com 323.


Derrotado pelo Barcelona, o Atlético de Madrid ocupa o terceiro lugar do Espanhol, com seus 77 pontos. O Valencia, que empatou com o Celta de Vigo por 1 a 1, é o quarto colocado, com 74. A quinta posição está com o Sevilla por vencer o Almería por 2 a 1, em casa.

Completando a rodada, o La Coruña derrotou o Levante por 2 a 0, em casa, enquanto o Rayo Vallecano derrotou o já rebaixado Córdoba por 2 a 1, longe dos seus domínios. Também fora de casa, o Athletic Bilbao superou o Elche por 3 a 2, enquanto o Villarreal bateu o Málaga por 2 a 1. O Granada superou o Real Sociedad por 3 a 0 e Getafe e Eibar empataram por 1 a 1. A última rodada do Espanhol será disputada no próximo fim de semana.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade