O Corinthians precisou de apenas dez minutos para marcar duas vezes, abrir vantagem e praticamente definir a vitória diante do Grêmio, na noite deste sábado, no Pacaembu, pela 23.ª rodada do Campeonato Brasileiro. No final, o jovem Giovanni, de 18 anos, marcou o terceiro do triunfo por 3 a 1 e confirmou o resultado positivo, que começou a ser desenhado com os gols dos volantes Ralf e Guilherme, aos 5 e 10 minutos da etapa inicial. Leandro descontou.
O resultado levou o time paulista aos 31 pontos, ultrapassando Portuguesa, Náutico e Ponte Preta e chegando à nona colocação. Na próxima rodada, o adversário será justamente a Ponte, quarta-feira, novamente no Pacaembu. Já o Grêmio perdeu a chance de assumir a liderança provisória e se manteve em terceiro, com 44 pontos. Agora a equipe gaúcha enfrenta o Náutico, quinta-feira, no Olímpico.
As duas equipes entraram em campo neste sábado com desfalques. Cássio e Paulinho (seleção brasileira), Ramírez e Guerrero (seleção peruana), Douglas e Chicão (suspensos), além de Emerson e Jorge Henrique (lesionados), eram as ausências corintianas. Pelo lado gremista, estavam fora Anderson Pico (dores na coxa esquerda) e Marcelo Moreno (seleção boliviana).
Leia mais:
Palmeiras não perdoa vacilo do Botafogo, bate Atlético-GO e assume a ponta
Leila Pereira enfrenta Savério Orlandi por mais três anos à frente do Palmeiras
Flamengo de 2019 criou ídolos, formou treinador e virou parâmetro no Brasil
Palmeiras bate o pé e jogo contra Atlético-GO terá duas torcidas
O jogo começou muito movimentado e a primeira chance foi do Grêmio, com Zé Roberto, que recebeu na entrada da área e chutou por cima. Mas logo o Corinthians assumiria o controle das ações e chegaria aos dois primeiros gols nos primeiros dez minutos, com seus dois volantes marcando.
Aos 5, Martínez recebeu na esquerda, foi para cima da marcação e cruzou no pé de Guilherme, que bateu e exigiu grande defesa de Marcelo Grohe. A bola sobrou com Edenilson, que rolou para Ralf. Conhecido por sua força na marcação, o volante mostrou categoria, deu lindo drible em Fernando e chutou de esquerda, marcando um belo gol.
Cinco minutos depois, o time da casa ampliou. Guilherme recebeu na intermediária e tocou para Edenilson, que deu belo drible e devolveu para o volante. De frente para Marcelo Grohe, o jogador marcou seu primeiro gol com a camisa do Corinthians, em sua segunda partida como titular.
Atrás no placar, o Grêmio foi para cima e aos poucos passou a levar mais perigo ao gol de Julio Cesar. Fernando quase marcou em chute de fora da área, mas o técnico Vanderlei Luxemburgo ainda não estava satisfeito e antes mesmo dos 25 minutos colocou o meia Marquinhos no lugar do volante Souza.
Ao mesmo tempo que a equipe gaúcha ficava mais ofensiva, deixava mais espaços na defesa. Em uma saída rápida, Martínez quase marcou o terceiro, aos 24 minutos, mas chutou por cima. Marquinhos respondeu aos 32, mas errou na hora do cruzamento e jogou boa chance para fora.
Na volta para o segundo tempo, o Grêmio conseguia manter a posse de bola, mas ao chegar próximo à área adversária esbarrava na boa marcação corintiana. Do outro lado, o time paulista apostava na velocidade do argentino Martínez para levar perigo.
Como seu time não conseguia reagir, Luxemburgo fez mais duas alterações: tirou Fernando e André Lima e colocou Marco Antônio e Leandro. As mudanças surtiram efeito imediato e Leandro diminuiu o placar em seu primeiro toque na bola. Aos 13 minutos, ele recebeu ótimo passe de Marquinhos, que aproveitou uma linha de impedimento mal feita pela defesa adversária, e tocou para o gol vazio.
O gol animou a equipe gaúcha que cresceu na partida e, aproveitando alguns erros de marcação, passou a rondar o gol de Julio Cesar. Aos 31 minutos, o goleiro corintiano precisou fazer uma grande defesa para evitar que uma falta cobrada por Elano empatasse o placar.
Desgastados, Guilherme e Martínez deram lugar a Guilherme Andrade e Giovanni no Corinthians. A equipe ganhou fôlego novo, voltou a marcar no campo do adversário e até conseguia chegar com algum perigo nos contra-ataques. Foi assim que Edenilson quase marcou. Já aos 45 minutos, Giovanni recebeu boa bola de Adilson, cortou a zaga e chutou no ângulo de Marcelo Grohe para marcar um golaço e definir o placar.