No primeiro clássico do Campeonato Paulista, o atacante Robinho deu show e o Santos venceu o Corinthians por 3 a 0, na Vila Belmiro. O resultado deixa o time da Baixada na segunda colocação na competição, com 17 pontos, enquanto o rival perdeu uma seqüência de quatro vitórias.
Na comemoração de seus gols, Robinho ensaiou passos de samba. Ao contrário de Tevez, no entanto, o atacante do Santos mostrou qualidade na dança. Na partida contra o Rio Branco, na última quarta-feira, o argentino comemorou seus dois gols com passos desajeitados de samba.
Aproveitando os espaços deixados pelo esquema de jogo montado pelo técnico Tite, o Santos abriu o placar logo aos 7min da primeira etapa. O lateral-esquerdo Léo recebeu um belo passe de Robinho e tocou no meio das pernas do goleiro Fábio Costa.
O Corinthians quase empatou cinco minutos depois. Fininho e Dinelson armaram boa jogada pelo meio e o lateral-esquerdo corintiano soltou a bomba. Mauro fez excelente defesa e mandou a bola para o escanteio. Em seguida, o Santos esteve muito perto do segundo gol. Basílio cruzou da esquerda e Robinho, de cabeça, pôs com força no canto direito do gol de Fábio Costa. O goleiro só olhou a bola raspando a trave.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Perdendo por 1 a 0 e com o Santos melhor no jogo, Tite resolveu voltar ao esquema com três zagueiros. Ele substituiu Dinélson, destaque da equipe nas últimas partidas, por Marinho.
Aos 34min, Basílio recebeu na direita e rolou para Paulo César. O lateral cruzou e Deivid cabeceou com força, mas por cima do gol de Fábio Costa.
Três minutos depois, Tevez fez bonita jogada pela esquerda e cruzou com força. A bola cruzou toda a área e chegou nos pés de Gil. O atacante pegou a bola de carrinho e Mauro fez linda defesa, evitando o empate.
Aos 38min, Tevez e Gil tabelaram na frente da grande área e o argentino saiu na frente do gol de Mauro. O goleiro, já no chão, fez a defesa. A bola sobrou para Jô, que dominou e chutou no canto esquerdo. Mauro fez um milagre e mandou a bola para escanteio.
Aos 41min, Robinho fez linda jogada pela esquerda, tirou três jogadores do Corinthians e ia em direção ao gol de Fábio Costa. Betão agarrou o atacante e impediu a progressão de Robinho. Na cobrança, Paulo César recebeu e chutou. Fábio Costa fez mais uma defesa.
No início do segundo tempo, no entanto, Robinho venceu o duelo com Fábio Costa. Logo a 1min, ele recebeu um passe de Deivid, ganhou de Betão na corrida e chutou de perna esquerda para marcar. Na comemoração, ele sambou.
O gol logo de cara desnorteou o time corintiano, que foi facilmente dominado pelos santistas. O descontrole se refletiu na arquibancada. Um torcedor atirou uma pedra e acertou a cabeça do goleiro Mauro. De acordo com o departamento médico do Santos, quatro pontos deverão ser dados no local do corte.
Aos 7min, Bóvio arrancou pelo meio e tocou para Basílio. O atacante santista tocou de calcanhar para Robinho, que chutou de primeira. Fábio Costa fez ótima defesa e mandou para escanteio.
Muito melhor em campo, o Santos conseguiu seu terceiro gol aos 10min, em um erro da defesa corintiana. Após uma tabela entre Robinho e Deivid, o zagueiro Betão errou ao tentar dominar a bola. O camisa sete santista aproveitou o presente e marcou o seu segundo gol no clássico.
Com a vantagem garantida, o Santos passou a administrar o jogo, para alegria dos seus torcedores, que gritavam "olé" a cada passe.
Aos 19min, Paulo César bateu escanteio da esquerda, Basílio cabeceou com força e Fábio Costa fez mais uma bela defesa e mandou para escanteio.
Dominado e sem poder de reação, o Corinthians não conseguiu reagir e poucas vezes chegou ao gol de Mauro. Na melhor chance, aos 48min, Jô passou pela defesa santista e chutou no travessão.
O time da casa também teve uma chance. Bóvio rolou para Deivid, que tocou de calcanhar para Paulo César. O lateral bateu de primeira, mas a bola saiu por cima do gol de Fábio Costa.
O Santos volta a campo na quarta-feira, contra o Bolívar, na estréia do time na Copa Libertadores. Já o Corinthians enfrenta o Sampaio Correa, também na quarta, pela Copa do Brasil. O jogo acontecerá às 20h30, no Pacaembu.