Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Embalo da Copa

Comunidade quer localizar descendentes croatas no PR

Rafael Fantin
Editor on-line
13 jul 2018 às 17:59

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

Luka Modric, Rakitic e Mandzukic. Quem acompanhou a Copa do Mundo, que termina no próximo domingo (15), conhece bem o trio de craques croatas que fazem parte da campanha histórica da finalista, que espera surpreender a França para conquistar o título mundial no futebol, o primeiro de um país tão acostumado com superação de dificuldades durante sua história.


Além de conhecer os craques que vestem as camisas de grandes clubes europeus, como Real Madrid, Barcelona e Juventus, os torcedores também passaram a se interessar pela cultura e história do país, hoje, comandado pela presidente Kolinda Kitarovic.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Paraná mesmo recebeu muitos imigrantes croatas no século XX, entre eles, a família Horvatich, com descendentes que atualmente residem em Londrina e Arapongas. Pesquisadora da história da família há 10 anos, Gisele Horvatich disse que a Comunidade Croácia-Brasil – Croatas e Descendentes no Paraná foi criada durante a Copa do Mundo com o objetivo de localizar, reunir e auxiliar os descendentes a conhecer as suas origens.

Leia mais:

Imagem de destaque
Torneio Paraná de Verão

Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Em janeiro

São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral

Imagem de destaque
Série no YT

'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo

Imagem de destaque
Disputa com Montevidéu

Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol


"A intenção é unir croatas e descendentes do Paraná e ajudar as famílias a encontrarem suas raízes, compartilhar memórias, culinária, costumes herdados, fortalecer laços para trocar experiências, obter informações sobre dupla cidadania, reencontrar documentos de ancestrais, resgatar histórias e aprender o idioma", explica Gisele, que viajou para a Croácia em 2012 para um encontro da família e mantém contato com os parentes.

Publicidade


Uma das tradições herdadas pela família Horvatich está na cozinha. O "Strukli" é um prato típico presente na culinária dos descendentes croatas. "Durante a pesquisa, descobrimos que alguns pratos que temos o costume de fazer em nossas casas eram de origem croata. Além disso, o Strukli feito aqui é muito parecido com o original lá da Croácia", comentou.


Rodolfo Buhrer/LaImagem/Fotoarena/Folhap
Rodolfo Buhrer/LaImagem/Fotoarena/Folhap


FUTEBOL

Publicidade


Gisele é fã do camisa 10 da seleção croata, Modric. O meia do Real Madrid viu o avó ser assassinado durante a guerra pela independência da Croácia no início da década de 90. Modric cresceu como refugiado e se destacou no futebol no Dínamo Zagreb, time da família Horvatich na Croácia. Depois, Modric brilhou com a camisa do Tottenham da Inglaterra antes de ser contratado pelo poderoso Real Madrid.


HISTÓRIA

A Croácia fez parte do Império Áustro-Húngaro até o final da Primeira Guerra Mundial em 1918. Na década seguinte, nasceu a Iugoslávia. Em 1991, a Croácia declara sua independência e tem início a guerra que durou cinco anos. Gisele explica que as mudanças geopolíticas podem dificultar a pesquisa sobre as origens, sendo que famílias consideradas descendentes de austríacos podem ter as raízes na Croácia.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade