Luka Modric, Rakitic e Mandzukic. Quem acompanhou a Copa do Mundo, que termina no próximo domingo (15), conhece bem o trio de craques croatas que fazem parte da campanha histórica da finalista, que espera surpreender a França para conquistar o título mundial no futebol, o primeiro de um país tão acostumado com superação de dificuldades durante sua história.
Além de conhecer os craques que vestem as camisas de grandes clubes europeus, como Real Madrid, Barcelona e Juventus, os torcedores também passaram a se interessar pela cultura e história do país, hoje, comandado pela presidente Kolinda Kitarovic.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
"A intenção é unir croatas e descendentes do Paraná e ajudar as famílias a encontrarem suas raízes, compartilhar memórias, culinária, costumes herdados, fortalecer laços para trocar experiências, obter informações sobre dupla cidadania, reencontrar documentos de ancestrais, resgatar histórias e aprender o idioma", explica Gisele, que viajou para a Croácia em 2012 para um encontro da família e mantém contato com os parentes.
Uma das tradições herdadas pela família Horvatich está na cozinha. O "Strukli" é um prato típico presente na culinária dos descendentes croatas. "Durante a pesquisa, descobrimos que alguns pratos que temos o costume de fazer em nossas casas eram de origem croata. Além disso, o Strukli feito aqui é muito parecido com o original lá da Croácia", comentou.
FUTEBOL
Gisele é fã do camisa 10 da seleção croata, Modric. O meia do Real Madrid viu o avó ser assassinado durante a guerra pela independência da Croácia no início da década de 90. Modric cresceu como refugiado e se destacou no futebol no Dínamo Zagreb, time da família Horvatich na Croácia. Depois, Modric brilhou com a camisa do Tottenham da Inglaterra antes de ser contratado pelo poderoso Real Madrid.
HISTÓRIA
A Croácia fez parte do Império Áustro-Húngaro até o final da Primeira Guerra Mundial em 1918. Na década seguinte, nasceu a Iugoslávia. Em 1991, a Croácia declara sua independência e tem início a guerra que durou cinco anos. Gisele explica que as mudanças geopolíticas podem dificultar a pesquisa sobre as origens, sendo que famílias consideradas descendentes de austríacos podem ter as raízes na Croácia.