O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, fez um pronunciamento no início da tarde desta quinta-feira, no Rio, para anunciar mudanças no calendário e no formato de disputa de competições do futebol brasileiro. E a principal delas envolve a Copa do Brasil. Ela passará a ser realizada, a partir de 2013, entre março e novembro, e terá como outra principal novidade o fato de que contará com os times do País que disputaram a Copa Libertadores da América no mesmo ano.
O torneio nacional, que é costumeiramente realizado no primeiro semestre, voltará a ser disputado neste período em 2012, em respeito ao Estatuto do Torcedor, mas a partir do ano seguinte será enquadrado neste formato mais longo de disputa e com um maior número de equipes. Com isso, ele poderá contar com os clubes que estarão na Libertadores, que se encerra no primeiro semestre.
Pelo novo formato de disputa, a Copa do Brasil começará a ser disputada por 80 clubes, enquanto o modelo atual conta com 64. O atual sistema mata-mata, com jogos de ida e volta, será mantido até que sobrem apenas 10 times classificados. A partir daí, seis clubes brasileiros que jogaram a Libertadores no mesmo ano entrarão na competição nacional, formando o grupo de 16 equipes que estarão nas oitavas de final.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Caso apenas cinco clubes brasileiros disputem a Libertadores e o País não tenha um sexto representante na competição continental, a sexta vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil fica com o time mais bem colocado no ranking nacional.
Desta forma, a Copa do Brasil ganhará ainda mais importância e representatividade no calendário nacional, que conta com o Campeonato Brasileiro como a sua principal competição na temporada.
COPA DO NORDESTE
Além de anunciar o futuro formato da Copa do Brasil, Ricardo Teixeira revelou que a Copa do Nordeste voltará a ser disputada sob a chancela da CBF e também acontecerá com uma nova forma de disputa. A competição terá 16 clubes, com quatro grupos de quatro times cada um, sendo que ocorrerá entre janeiro e março de 2013.
O torneio contará com os campeões dos campeonatos estaduais desta região do País e terá seus jogos disputados em 12 datas reservadas pelo calendário da CBF no período. Pernambuco e Bahia contarão com três clubes classificados cada um para a competição, enquanto os demais estados da região ganharão duas vagas cada um. E os times da Copa do Nordeste só começarão a disputar os seus respectivos torneios regionais quando os mesmos estiverem em sua segunda fase.