O vice-governador Orlando Pessuti esteve reunido, nesta terça-feira (1), com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, para discutir ações a serem tomadas em conjunto pelos Estados para garantir investimentos às cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.
"Queremos estreitar relações com o Rio Grande do Sul e trocar experiências das ações realizadas no sentido de estruturar a cidade e o Estado para receber a Copa do Mundo de 2014", disse Pessuti.
Segundo Pessuti, muitos dos investimentos previstos pelo Governo do Rio Grande do Sul e pela prefeitura de Porto Alegre são similares às necessidades do Paraná e de Curitiba. Obras como alargamento e abertura de avenidas, construção de ciclovias, ampliação e melhoria do aeroporto entre outras. "São ações que precisam de recursos federais, estaduais, municipais e da iniciativa privada. Essa união vai acelerar todo o processo", acrescentou.
O vice-governador disse ainda que a parceria entre os estados deve ser proposta também a São Paulo. "O fato de termos os únicos três estádios particulares nos une no enfrentamento de problemas similares" , enfatizou ao se referir a Arena da Baixada do Atlético Paranaense, ao Beira Rio de propriedade do Internacional e ao Morumbi do São Paulo Futebol Clube.
Pessuti adiantou que daqui duas semanas o Comitê Executivo para Assuntos da Copa 2014 do Paraná vai organizar uma reunião em Curitiba onde devem ser chamados representantes do governo paulista.
A governadora do Rio Grande do Sul destacou a importância da união de todos os estados envolvidos no projeto, para a rápida liberação dos recursos federais comprometidos. "A Copa 2014 será um evento grandioso no Brasil, que merece todo o nosso esforço. Vamos disputar o turismo do Mercosul, onde o relacionamento com nosso Estado é harmônico".
Estiveram presentes nas reuniões o secretário extraordinário do Gabinete Executivo da Copa 2014, Paulo Odone, a assessora técnica do Projeto Copa 2014 em Curitiba, Zelinda Rosário, o presidente do Clube Atlético Paranaense, Marcos Maluceli, e o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético Paranaense, Glauco Geara. Além de integrantes do Comitê Executivo para Assuntos da Copa 2014 do Paraná, das secretarias municipal e estadual para a Copa 2014 do Rio Grande do Sul e representantes do clube Internacional.