Vasco e Corinthians empataram por 2 a 2 neste domingo (2), no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, em jogo bastante disputado e com várias chances de gols perdidas. O resultado manteve a equipe carioca na liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 50 pontos, e os paulistas, com 48, na vice-liderança, que pode ser perdida para o Botafogo, caso a equipe alvinegra vença o Atlético Goianiense, fora de casa, no jogo das 18 horas. Os gols do Vasco foram marcados pelo zagueiro Dedé e pelo lateral-direito Fágner. Alex e Danilo fizeram os gols dos paulistas.
A partida era classificada como uma espécie de "final antecipada" do Brasileirão, já que uma vitória corintiana poderia fazer a equipe paulista ultrapassar o Vasco na tabela e um êxito dos cariocas poderia ampliar sua distância para o vice-líder. Enquanto a equipe cruzmaltina jogava com sua força máxima e em casa, os paulistas tinham dois desfalques importantes no ataque. O artilheiro Liédson foi vetado pelo departamento médico e deu lugar a Jorge Henrique. Emerson, por sua vez, estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo e deu lugar a Willian.
A primeira oportunidade mais perigosa do jogo foi do Vasco, aos 7 minutos, quando o meia Juninho Pernambucano cruzou para área e o atacante Elton cabeceou, exigindo importante defesa do goleiro Júlio César. O Corinthians até respondeu com uma bola na trave aos 10, depois de uma cabeçada Leandro Castán, mas o bandeirinha já havia marcado impedimento, invalidando o lance.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
O time da casa pressionava bastante e chegou ao gol aos 15 minutos. Depois de uma cobrança de escanteio de Juninho, o zagueiro Dedé conseguiu cabecear mesmo com a marcação de dois jogadores corintianos e a bola encobriu Julio César.
Como valia a ponta da tabela, o jogo ficou aberto, com as duas equipes se arriscando ao ataque. O Vasco pressionava mais, mas o Corinthians chegava com facilidade à meta cruzmaltina nos contra-ataques e levava perigo. Foi exatamente assim que o alvinegro paulista chegou ao gol de empate aos 20 minutos. Depois de um belo lançamento do volante Ralf, o meia Danilo arrancou pela direita e cruzou para a pequena área. A bola encontrou o meia Alex que a chutou para o fundo das redes do goleiro Fernando Prass.
O jogo ficou um pouco mais truncado depois do gol corintiano e a equipe paulista dominava mais os espaços que a carioca, continuando com chegadas perigosas à área rival. Aos 38 minutos, o meia Paulinho cabeceou livre na pequena área e perdeu gol incrível, mandando a bola para fora. Pouco antes, os corintianos reclamaram de um lance de pênalti, depois de uma bola que bateu no braço esticado para cima do zagueiro vascaíno.
Quando o Corinthians dominava a partida e o primeiro tempo já estava nos acréscimos, o Vasco chegou ao segundo gol. Aos 46 minutos, em um contra-ataque mortal, o atacante Eder Luís lançou o lateral Fágner, que deu um toque na bola, encobrindo Júlio César.
O jogo continuou disputado no segundo tempo, mas o Vasco levava inicialmente mais perigo do que o Corinthians. Aos 13 minutos, Diego Souza, apagado durante boa parte do jogo, fez linda jogada na pequena área e chutou forte para o gol, obrigando Júlio César a difícil defesa. Dois minutos depois, foi a vez de o zagueiro Dedé cabecear para o gol após falta cobrada por Éder Luís. A bola passou com muito perigo perto do gol corintiano, mas foi para fora.
O Corinthians respondeu aos 18 minutos, com um chute perigoso de fora da área do meia Alex. A bola passou raspando a trave de Fernando Prass e assustou a torcida vascaína. Aos 21, depois de ótimo cruzamento de Willian, o meia Danilo cabeceou para o fundo das redes, empatando mais uma vez a partida.
De maneira idêntica à observada no primeiro tempo, o Vasco sentiu o empate e começou a deixar o Corinthians crescer novamente em campo. Aos 27 minutos, Danilo quase fez seu segundo gol de cabeça no jogo, com a bola raspando a trave. Aos 31, o meia deu um belo chute de fora da área para, exigindo defesa dificílima de Fernando Prass, que espalmou a bola para fora. Aos 33, em contra-ataque, Willian recebeu na entrada da área e chutou por cima, com perigo ao gol vascaíno. Aos 38, agora na pequena área e na frente do goleiro rival, o mesmo Willian chutou na rede, pelo lado de fora.
Depois da sequência de ataque corintiana, o Vasco conseguiu recuperar um pouco os espaços. No restante da partida, segurou o empate e a liderança do Brasileirão.
O próximo compromisso dos cariocas no campeonato será fora de casa, no próximo domingo, contra o Internacional, em Porto Alegre. O Corinthians, por sua vez, jogará em São Paulo, também no domingo, contra o Atlético Goianiense, no estádio do Pacaembu, em partida que deve marcar a estreia do atacante Adriano.
VASCO 2 X 2 CORINTHIANS
Vasco - Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho Pernambucano (Allan) e Diego Souza; Eder Luis (Bernardo) e Élton (Alecsandro). Técnico: Cristovão Borges (interino)
Corinthians - Júlio César, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex (Welder); Jorge Henrique (Edenílson) e Willian. Técnico: Tite
Gols - Dedé, aos 15, Alex, aos 20, e Fágner, aos 46 minutos do primeiro tempo; Danilo, aos 21 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos - Paulinho e Ralf (Corinthians)
Árbitro - Sandro Meira Ricci (Fifa-DF)
Público - 19.156 pagantes
Local - Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)